Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mirante do Vale do Paraíso está sendo revitalizado

Abandono do ponto turístico foi denunciado, por diversas vezes, pelo jornal O Diário

A Prefeitura está finalizando a revitalização do Mirante Roberto Silveira, no Vale do Paraíso. Entre as benfeitorias, iluminação de LED, pintura dos bancos, mesas, jardineiras, grades de proteção, plantio de agave e um belo trabalho de grafite do artista Ederlivio Malta, feito por meio de decreto de doação. Durante a vistoria feita por equipe da PMT nesta terça-feira, alguns moradores também estiveram no local e falaram da importância de preservação do mirante. “Eu moro pertinho e venho aqui diariamente. O mirante está ficando muito bonito. Todos nós, moradores e visitantes precisamos manter tudo limpo”, comentou Diamantino Carvalho.
Local de onde se tem uma excelente vista para a Serra dos Órgãos, sendo possível avistar até a Agulha do Diabo, o Mirante do Vale do Paraíso foi destaque em dezenas de reportagens do jornal O Diário. Na última delas, quando mais uma vez mostramos a crítica situação de um ponto turístico tão promissor, a prefeitura prometeu realizar uma grande intervenção. Isso foi em 11 de outubro de 2018.
O mirante fica no final da Avenida Delfim Moreira, encontro com a Estrada Wenscelau José de Medeiros, sendo inaugurado no dia 06 de julho de 1963, no governo Flávio Bortoluzzi. Apesar de ter sido considerado um presente para o município, nos últimos anos não recebeu a devida atenção do poder público. A cada seis meses, ou em intervalo ainda maior de acordo com o prefeito, recebe pintura e capina. Mas bastam apenas alguns dias para que os pichadores voltem a rabiscar suas indecifráveis e criminosas marcas, o que mostra que é preciso muito mais do que passar tinta branca nas paredes para evitar a depredação do patrimônio público.
“Permitir a criação de grafites com temas relacionados ao turismo local poderia ser uma solução. A instalação de um ponto base da Polícia Militar ou sistema de câmaras também auxiliariam no combate ao porco e ilícito ato, muitas vezes praticado até por jovens de classe média alta. Maior movimentação ou controle também auxiliariam a diminuir a utilização do terreno localizado abaixo como banheiro ou depósito de lixo”, indicou a reportagem do Diário quase dois anos atrás.

Pichação é crime
Nunca é demais lembrar que pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98, a Lei dos Crimes Ambientais, que estipula pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem pichar, grafitar ou qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE