Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Michelle Carvalho leva as novas aventuras de Cindy para a Bienal do Rio

Entre "Patas e Reinos", livro quer transformar novas gerações em protetores do meio ambiente e da sustentabilidade

Anderson Duarte

A escritora Michelle Carvalho lança seu mais novo livro: ‘Cindy 2, entre patas e reinos’, durante o maior evento literário do país, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro esta semana. Considerado o palco ideal para quem ama a literatura e todo o seu universo, o evento conta com rodadas com os autores, bate-papos com ícones da indústria, tardes de autógrafos, e a maior oportunidade de se conhecer de perto os mais importantes autores do país na atualidade. Em meio a essa efervescência cultural, Michelle apresenta a nova epopeia de Cindy, uma cadelinha muito esperta que nesta sua segunda aventura, quer transformar as novas gerações em protetores do meio ambiente e da sustentabilidade. Em entrevista ao programa Jornal Dário na TV, Michelle explicou como a advogada se transformou em escritora e como o universo infantil invadiu sua arte literária.
“Desde bem pequena já escrevia meus poemas, já tinha alguns textos sobre algumas situações da minha vida e acabei fazendo do ato de escrever um hábito em minha vida. Mas foi só com a pressão dos amigos que acabei lançando meus primeiros livros de poesia, e agora, mais recentemente surgiu a Cindy, que me trouxe para esse maravilhoso mundo das histórias infantis”, explica Michelle, que também faz hoje um importante trabalho como palestrante em escolas e outras unidades com o tema da motivação do público infantil. Advogada de formação, mas escritora por vocal e inspiração de vida, Michelle usa suas poucas horas vagas no dia para continuar escrevendo e produzindo. “Eu acabei fazendo um quadro grande, destes que tem nas empresas, bem no meu quarto, porque assim eu não perco os insights e acabo usando essas anotações nas minhas criações. Mas o resultado nos rostinhos dos adolescentes e pequeninos nas minhas palestras é que faz tudo isso valer muito a pena”, enaltece.
Em Cindy, entre Patas e Reinos, Michelle conta as histórias de amor e aventuras da cadelinha Cindy, desde seu resgate no Reino das Andorinhas até o Reino das Rosas Azuis, junto com as amigas Clotilde e Florinda. Em meio a essa jornada da personagem central do livro, surgem muita aventura, diversão, emoção, alegria, e, claro, lições leves sobre respeito ao idoso, respeito aos amigos com deficiência, estímulo a alimentação saudável, aprendizado com as travessuras e muitas alegrias. Nesta segunda etapa de Cindy, ou seja, em seu capítulo dois, uma nova missão da cadelinha. “A Cindy está inspirando neste volume dois aos nossos jovens a buscarem o caminho da luta pela sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente, ou seja, tudo que nossa região precisa”, explica a escritora.
Em 2015, Michelle teve a oportunidade de lançar o segundo livro de poesias na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, mas considera que sua estreia como escritora no universo da literatura infantil, com Cindy, é mesmo seu grande propósito hoje como artista. “A literatura infantil é mesmo fascinante. Envolve princípios como o amor, a amizade, o respeito e, principalmente envolve o futuro das crianças, que precisam cada dia mais ter um horizonte, um norte diferente do que vemos por aí hoje. Essa missão de se construir um futuro melhor através de bons sentimentos e atitudes, de forma lúdica e bela com a literatura é um grande motivador do meu trabalho”, enaltece Michelle Carvalho.
A Bienal do Livro promove exposições, sessões de autógrafo, palestras, oficinas e debates sobre temas pertinentes nos campos da literatura, arte, política e sociedade. O objetivo é fazer uma integração entre o público, autores e editoras, fomentando a leitura, o intercâmbio de ideias e o mercado editorial no país. Além, é claro, de presentear leitores de diferentes gostos com livros a preços acessíveis e encontros com seus autores preferidos. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro acontece até o próximo dia 8 de setembro, no centro de exposições do Riocentro, Zona Oeste da cidade. A feira, que tem a missão de "incentivar o hábito da leitura para mudar o país", tem muitas novidades nesta edição de 2019.
Michelle tem um currículo literário invejável: Menção Honrosa na categoria Infanto Juvenil com o conto Mitológico Deus Angelical (2002), 1º Concurso Municipal de Conto da Prefeitura de Niterói (RJ); em 2004 o 2º Melhor Poema Modernista com Euforia Torturante de Minh`alma”, na 10ª edição do Concurso Carioca de Poesias; em 2008, Menção Honrosa na categoria Adulto com o conto Reminiscência, no VII Concurso Municipal de Conto da Prefeitura de Niterói; em 2009 integrou a antologia Uma Viagem pra Pasárgada, por esta editora, lançada na Bienal do Rio (2009).  Participação na IV Jornada Cultural na Baixada Fluminense e Pré Lançamento do livro solo Furor Letárgico da Alma, posteriormente  lançado em Guapimirim (RJ). Participação na antologia Rio de Janeiro – Palavra Maravilhosa, por esta editora, lançado na Bienal do Rio (2011). Menção Honrosa como representante de Guapimirim na categoria Literatura pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense e Prefeitura de Itaguaí (RJ). Participação no livro Projeto Delicatta VI, lançado no Itaú Cultural (SP) e no III Prêmio Litteris de Cultura na 1ª fase: Amor – Ontem, Hoje e Sempre, 2ª fase: Cada Dia Uma Poesia e 6ª fase: Veia Poética. Em 2012, 2013 e 2014 participou do Festival de MPB de Guapimirim e Magé, como jurada. Em 2014 recebeu o Prêmio Baixada Fluminense na categoria Literatura (Poesia) e em 2015, participação em diversas antologias da CBJE e Lançamento do livro “VERSOS DE PRINCESA PROMETIDA” pela Editora Litteris na XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE