Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mesmo com surto de Chikungunya, Panorama vira criadouro de mosquitos

Vizinhos reclamam, mais uma vez, da situação das piscinas do abandonado clube de lazer

Marcello Medeiros

Na semana passada a secretaria municipal de Saúde divulgou informações preocupantes em relação aos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Teresópolis: Segundo a nota, foram confirmadas 28 ocorrências de Chikungunya no município. Além dos casos, todos registrados no bairro da Quinta-Lebrão, outras três pessoas tiveram resultado positivo para o vírus. Porém, elas contraíram a doença em outras regiões com surto. Apesar de, inicialmente, a situação estar mais complicada somente na comunidade às margens da BR-116, outros possíveis locais com focos do mosquito, que pode transmitir ainda a Dengue e o Zika Vírus, preocupam a população. Um desses casos é o abandonado clube Panorama, antiga área de lazer que aguarda decisão judicial para ser reaberta ou transformada em outro tipo de empreendimento. Enquanto não se desenrola o leilão, o abandono das três piscinas, sendo uma em dimensão semiolímpica inclusive, é motivo de muita inquietação para moradores do entorno. Nos últimos dias, a redação do jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV, recebeu dezenas de reclamações sobre a situação.


Não se pode esquecer que em anos anteriores e bem recentes tivemos muitos problemas com as três doenças transmitidas pelo Aedes. Com apoio da Padrone, responsável por imagens aéreas de alta qualidade, registramos a preocupante situação do clube localizado na Rua Professora Carmem Gomes.  De cima não é possível saber se recentemente houve fiscalização ou qualquer tipo de ação do setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. O que é fácil perceber é que tem justificativa a preocupação dos moradores do entorno, diante da cor da água das três antigas piscinas. “Já cansamos de ligar para a prefeitura, reclamar, pedir ajuda e nada. Essa tal gestão municipal está mais preocupada em plantar lúpulo do que resolver os problemas da população”, relatou uma vizinha do empreendimento que hoje mais lembra um cenário de Walking Dead do que uma área de lazer.
Tentamos descobrir se agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde/Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram no local recentemente para lançaro larvicida Sumilarv nas piscinas. Indicado pelo Ministério da Saúde, o inseticida granulado também combate a mosca doméstica e o pernilongo, e entra em ação em até 12 horas depois da aplicação, impedindo a proliferação dos mosquitos. Porém, a única informação passada para a redação do jornal foi que “no caso de imóveis abandonados, a população pode solicitar o serviço através da Ouvidoria Municipal. Instalada no Centro Administrativo Municipal da Várzea, na Avenida Lúcio Meira, 375, 1º andar, o setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é (21) 2742-5074”.

Leilão suspenso
Em 2014, o Panorama seria vendido em leilão. Porém, o Juiz Carlo Artur Basílico suspendeu o pregão por conta de uma contestação de uma pessoa que alega ter adquirido parte da propriedade. O imóvel entrou em processo judicial de venda após cobranças de dívidas com o poder público, ex-funcionários e também com prestadores de serviço. O evento que iria ocorrer no andar térreo do Fórum chegou a atrair um grupo de interessados, mas os procedimentos nem chegaram a ter início devido ao pedido feito por um advogado que fez a contestação para que ocorresse nova avaliação. O clube poderá ser vendido por preço mínimo, desde que não seja oferecido um valor muito abaixo do mercado para tamanho imóvel. O montante arrecadado irá atender a uma série de dívidas oriundas de várias fontes, como IPTU e débitos trabalhistas.

Bonita história
Em seu blog, Benedicto Lima Trigo, Presidente de julho de 1969 a 1984, divulga algumas bonitas imagens da época de ouro. Por muito tempo, o Panorama Country Clube foi referência de diversão em suas três piscinas, inclusive uma semiolímpica, duas quadras (uma de taco que posteriormente foi coberto por grama sintética), saunas secas e a vapor, parque de diversões e salão de festas. Hoje, quem procura o número 69 da Rua Professora Carmem Gomes não encontra nada de divertido. Pelo contrário, se assusta com o estado de degradação do clube. 

CRÉDITO E LEGENDA

De cima não é possível saber se recentemente houve fiscalização ou qualquer tipo de ação do setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde

IMAGEM ANTIGA

Acervo Pró-Memória

Por muito tempo, o Panorama Country Clube foi referência de diversão em suas três piscinas, inclusive uma semiolímpica

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE