Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mesmo com decreto, praças continuam sendo utilizadas

Frequentemente grupos têm sido vistos praticando esportes em áreas de lazer "interditadas"

Uma das primeiras medidas restritivas anunciadas pelo governo municipal como forma de evitar ou pelo menos diminuir aglomerações e consequentemente dificultar a propagação do novo coronavírus foi a proibição da utilização de praças e outros logradouros públicos para atividades de lazer. Porém, assim como alguns estabelecimentos comerciais continuaram abertos, o desrespeito aos decretos assinados pelo prefeito Vinicius Claussen tem sido registrados com frequência. Nos últimos dias, recebemos e registramos algumas imagens de grandes grupos praticando esportes em locais como a Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, e no surrado campo anexo ao Tiro de Guerra, no populoso bairro de São Pedro. Em ambas as situações, além do não cumprimento ao Decreto Municipal 5280/2020, o último que trata sobre o tema, é que nesses locais funcionam unidades de segurança – que deveriam coibir a prática esportiva.
Na Várzea, após inúmeras denúncias de jovens utilizando as quadras, a Prefeitura fixou cartazes informando a proibição da utilização do local e colocou fitas plásticas de interdição, o que não tem sido suficiente para evitar o desrespeito às medidas necessárias para diminuir as chances de propagação da Covid-19. Para receber denúncias sobre esse e outros atos que vão contra a saúde pública, o governo municipal disponibilizou o número (21) 98126-4038, que também funciona como WhatsApp.
Além das áreas de lazer, em um período de 18 dias, entre 22 de março e 8 de abril, as equipes de fiscalização, vinculadas à Secretaria Municipal de Fazenda, registraram 537 denúncias feitas pela população, de estabelecimentos comerciais, agências bancárias e de vendedores ambulantes que seguiam funcionando em descumprimento ao decreto municipal. A operação choque de ordem foi realizada nos bairros Albuquerque, Fonte Santa, Meudon, Paineiras, Pimentel, Rosário, São Pedro e Várzea – área urbana; em Água Quente, Boa Fé, Bonsucesso, Cruzeiro, Imbiú, Independente de Mottas, Mottas, Pessegueiros, Providência, Santa Rosa, Sebastiana, Vargem Grande, Venda Nova e Vieira – na zona rural. As medidas restritivas seguem até 28 de abril.

Efeitos sociais da pandemia entre os jovens
Responsáveis por sugerir políticas públicas que ajudem a promover o bem-estar e os direitos de quem tem entre 15 e 29 anos de idade, membros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) estão preocupados com os impactos da pandemia do novo coronavírus entre os jovens. A preocupação ocorre, principalmente, com a parcela mais vulnerável, afetada pelo desemprego e por outros problemas antes mesmo do surgimento da doença e das suas consequências econômicas.
“Basta vermos as dificuldades que os jovens já enfrentavam para sabermos que, a médio e longo prazo, quando superarmos a pandemia, os mais prejudicados serão eles. Principalmente os que não tiverem capacitação técnica, instrução ou experiência. Esses vão ter mais dificuldade de acessar os postos de trabalho”, disse o presidente do Conjuve, Rafael Davi Campos.
Representante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos no conselho, o advogado com pós-graduação em gestão pública defende que, embora a prioridade, neste momento, seja evitar que a doença se espalhe e proteger a população indistintamente, é necessário pensar adiante e providenciar meios de proteger os grupos mais suscetíveis aos desdobramentos da pandemia. “É papel do Conjuve destacar a importância de não olharmos apenas para o presente, de nos anteciparmos e pensarmos no futuro. Nesse sentido, é preciso um olhar atento às políticas públicas voltadas para a juventude, pois muitos jovens são pais de família, sustentam suas casas, ajudam seus pais, e certamente enfrentarão grandes dificuldades”, acrescentou Campos.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE