ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

MercoSerra discute economia de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo

Data: 06/03/2021

Eeixo econômico do MercoSerra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial) realizou reunião estratégica entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis

Na última quarta-feira, 03, o eixo econômico do MercoSerra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial) realizou reunião estratégica entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT). Representando o Prefeito Vinicius Claussen, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, apresentou os resultados obtidos até o momento pelo “Pra Cima Terê” - Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos de Teresópolis - e as ações em execução nos primeiros 100 dias da pasta. "Também apresentamos a proposta do Prefeito Vinicius Claussen de criarmos uma Governança Econômica da Região Serrana, a fim de formular e executar proposições que aproveitem o potencial dos três municípios e tragam benefícios diretos para a população, atraindo investimentos e gerando empregos", relatou Lucas Guimarães.
"O Mercoserra tem a missão de fortalecer a integração e a economia dos municípios que compõem a área de atuação da Agência: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, dando maior visibilidade ao turismo e às vocações econômicas da Serra Verde Imperial, de forma a fomentar o desenvolvimento econômico regional", explicou Silvia Guedon, secretária executiva da instituição.
O próximo encontro será realizado ainda em março, em uma assembleia geral com os prefeitos de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo para estruturação da governança, que iniciará já com três propostas. "Sugerimos que seja realizada uma rodada de negócios entre fornecedores e compradores da Região Serrana, fomentando as cadeias produtivas. Também desenvolveremos o Guia de Investimentos na região, ao exemplo do Guia do Investidor de Teresópolis, para divulgar as leis de incentivo que as empresas já instaladas, e aquelas que estão decidindo pelo investimento nas cidades, poderão vir a ter acesso", completou o secretário Lucas Guimarães.
O secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão de Nova Friburgo, Hugo Leonardo de Carvalho, reforçou a importância da construção de políticas públicas que desburocratizem o investimento privado. Ele ressaltou que essa iniciativa fortalece a economia, gera empregos e auxilia o aumento da arrecadação municipal, o que retorna para a população em serviços de mais qualidade. Foi proposta que seja criada uma linha de ônibus direta entre Nova Friburgo e Petrópolis, o que poderá ser feito pela coordenação dos horários de ônibus que chegam e partem de Teresópolis.          
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Marcelo Luiz da Silva Soares, destacou as vocações econômicas dos municípios. Não só no turismo, que passa por uma fase de adaptação neste período de pandemia de Covid-19, mas também na agricultura, salientando que o maior volume dos produtos fornecidos à CEASA são provenientes dos municípios que formam o MercoSerra.
Presidente da ACIAT e do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Felipe Coelho assinalou a importância do associativismo e do relacionamento entre as entidades dos setores econômicos e do poder público para alcançar resultados positivos de forma mais eficiente, a exemplo do que acontece hoje no gabinete gestor do Programa 'Pra Cima Terê'.

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A história de Teresópolis, através da imprensa

Aulas presenciais só voltam quando Teresópolis estiver em bandeira amarela

Município do Rio vacina professores da rede pública com 55 anos ou mais

Grandes empreendimentos comerciais em Teresópolis

Quatro mortes num acidente com Palio Weekend na noite desta sexta-feira

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy