Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Meio Ambiente inicia elaboração do plano de manejo do Parque Municipal

Estabelece ações de conservação ambiental e como unidade poderá ser utilizada turisticamente

Equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente deu início à elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A iniciativa atende a Lei Federal n° 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Encontro de trabalho com esse objetivo foi realizado na última quarta-feira (28), na sede Santa Rita do parque municipal.

O Plano de Manejo estabelece ações para proteger os ecossistemas existentes nas unidades de conservação, quais usos serão desenvolvidos nesse espaço, assim como onde e de que forma esses usos vão ocorrer.  “O processo de elaboração de Planos de Manejo é um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão e leva em conta o entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde esta se insere”, explica o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

O parque
Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica, na região.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE