Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Meio Ambiente debate ecoturismo e conservação ambiental

Nova edição do projeto ?Quarta às 10? apresenta o tema como maneira de contribuir com o crescimento do município

O turismo ecológico ou ecoturismo é uma atividade da chamada indústria do turismo exercida em áreas naturais que busca conciliar geração de renda, conservação ambiental e inclusão social. Em Teresópolis, a prática ganha destaque especial, pois o município está totalmente inserido no bioma Mata Atlântica e por seu relevo peculiar, onde se destacam monumentos naturais como o Dedo de Deus – no Parque Nacional Serra dos Órgãos, os Três Picos – no Parque Estadual dos Três Picos, e a Pedra da Tartaruga – no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, entre tantos outros. Por toda essa relevância, o assunto será tema da edição semanal online do projeto “Quarta às 10”, no dia 25 de agosto. O jornalista e biólogo Marcello Medeiros falará sobre “O Ecoturismo como aliado da conservação ambiental”, com mediação de Raimundo Lopes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Com início às 10h, a palestra poderá ser acompanhada por meio do Canal no Youtube da Sala Verde Que Te Quero Verde (Basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=jGCyzdJVrFw. span> ).

“Quem hoje frequenta as bonitas e bem demarcadas trilhas no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em especialmente as da sede Pedra da Tartaruga, talvez não tenha ideia de como era aquele local até 2009, ou seja, antes da criação da unidade de conservação ambiental. Extração de pedras, lixo, desmatamento… Eram muitos problemas que poderiam ter transformado aquele local em uma nova comunidade se não tivesse ocorrido essa intervenção, ideia que há muito tempo permeava os pensamentos dos montanhistas da cidade, especialmente os do CET, e que ganhou força no governo Jorge Mario. Então, esse é só um dos muitos exemplos de como o montanhismo e o ecoturismo podem contribuir para a conservação ambiental e a sociedade como um todo”, pontua Marcello, que, além de ter sido Presidente do Centro Excursionista Teresopolitano entre 2007 e 2013, participou do desenvolvimento do PNMMT como voluntário desde a sua fase embrionária.
O projeto “Quarta às 10” é uma ação da Sala Verde Que Te Quero Verde, espaço virtual e físico criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e destinado à educação ambiental, à divulgação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e para a ampliação do conhecimento sobre preservação ambiental. 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE