Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Matrículas abertas para cursos da Escola de Gastronomia IGA

Aulas são uma oportunidade para um novo negócio ou simplesmente aprender a criar jantares e guloseimas especiais em casa

Nina Benedito

Quando as pessoas viram uma escola de gastronomia chegando à cidade muitas dúvidas surgiram, entre elas se era uma faculdade ou um curso para quem quer trabalhar em restaurante ou em hotel. Mas, segundo o professor Fabrício Carso, é muito mais do que isso. Na verdade a IGA tem uma diversidade de cursos, desde os mais longos com duração de dois anos, tanto na área de confeitaria, quanto na área de cozinha salgada de gastronomia. Os cursos rápidos de workshops que podem ir de um a oito meses ou cursos de apenas um dia, como curso de chocolate, cursos de panetone, de biscoito, entre outros do tipo “faça e ganhe”. Além disso, a instituição atende a todo público e de todas as idades, inclusive para aquelas pessoas que buscam apenas uma distração ou até mesmo aperfeiçoamento para receber os amigos com um jantar especial em casa, podendo ser incluídas nessa lista aquelas que não têm a menor noção de cozinha. “O curso começa do zero, tanto para quem quer ser um profissional do ramo, quanto para quem quer aprender a cozinhar para os amigos”, destaca o Instituto Gastronômico das Américas. A seguir, veja um pouco mais sobre os cursos com matrículas abertas em Teresópolis.
 


COZINHEIRINHOS
O Curso Cozinheirinhos é para crianças entre 8 e 15 anos, onde cada aula os alunos preparam uma receita, colocam literalmente a mão na massa, fazem pizzas, calzones, focaccia, aprendem os cortes,  além de doces como rocambole, Petit Gateau, brownie entre outros.  A duração é de oito meses e estão inclusos os uniformes, material de estudo e matéria prima utilizada nas aulas práticas e divertidas. 

CONFEITARIA
É um curso intensivo, com duração de dois anos, onde o aluno aprende tudo de panificação e confeitaria, em cada aula são preparadas em média três receitas. Aprendem todas as bases de panificação, da confeitaria, além de todas as bases de massas. Ainda na grade curricular, administração e marketing gastronômico, administração de alimentos e bebidas, além de inglês e francês para a compreensão de termos técnicos da cozinha. 

CURSOS RÁPIDOS
Nos cursos rápidos o material tem menos teoria, são aulas mais específicas, de grande perspectiva e prática de receitas de alta qualidade, ideal para quem deseja ingressar no mundo da gastronomia ou melhorar suas aptidões na cozinha. O aluno será capaz de identificar e manipular as ferramentas e utensílios de cozinha, aplicar adequadamente técnicas de cocção e métodos de apresentação de produtos variados. Com duração de 1 a 4 meses e meio, a capacitação é rápida, mas de alta qualidade.

GASTRONOMIA E ALTA COZINHA
Ainda dá tempo para você aprender as técnicas e segredos da cozinha no curso de Gastronomia e Alta Cozinha que começa agora em abril. Tanto para quem quer um espaço no mercado de trabalho, quanto para quem quer aprimorar seus conhecimentos, esse curso abre uma série de oportunidades.  Com duração de dois anos, o curso oferece uma formação completa para desenvolver as habilidades necessárias da profissão.  Com esse curso, o aluno sai pronto para trabalhar em qualquer lugar do mundo, já que a franquia é internacional, presente na América Latina em cinco países. Ao final, tanto no de Gastronomia, quanto no curso de Confeitaria , o aluno poderá  concorrer a um estágio remunerado na Europa com tudo pago, estadia, alimentação e salário. É um curso técnico onde o aluno sai com diploma e o título de Chef. 

DESTAQUES DO PROFESSOR
Em recente participação no “Programa da Nina”, o Chef Confeiteiro Fabrício Carzo, que também é professor do IGA, destacou a variedade de cursos rápidos oferecidos pela escola, com destaque para o curso de Cake Design com a Chef Clarissa Passos no dia 27/04, oportunidade imperdível para quem quer se profissionalizar e ganhar um extra com a arte de decoração dos mais lindos bolos e tortas, aprendendo em apenas 15 aulas, todos os segredos e decoração para todas as ocasiões.  Vagas limitadas. Além dos cursos de  Chocolataria, Bartender, Chef Express que é uma versão reduzida do  Curso de Gastronomia Avançada,  indicada para quem quer cozinhar em casa para os amigos, já que em cada aula o aluno aprende, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, e sempre baseado na técnica. “É importante salientar que o IGA não é um curso de receita, mas sim, um curso de técnica, mesmo que seja um curso de Chef express, ou ainda um  workshop, é um curso para o aluno entender o que está fazendo e  reproduzir sim as receitas que vai aprender , mas também para poder criar a partir dali” explica o professor. “Mesmo para aquelas pessoas que queimam um miojo, podem fazer o curso e aprender a transformar em um Carbonara”, brinca o Chef .
“No IGA o aluno aprende tudo de cozinha, desde a higiene pessoal, higiene da cozinha, dos alimentos, legislação, nos cursos longos, aprende inglês, francês voltados para a gastronomia, principalmente os termos utilizados na cozinha, já que o francês está muito presente, como por exemplo na confeitaria, o que é uma massa Sablet, que é a massa com aspecto de areia, que é uma massa quebradiça, que esfarela. O aluno sai realmente preparado para o mercado de trabalho”, enfatiza Fabrício.
A escola, além de possuir duas cozinhas industriais, é uma das únicas a ter o um “Ultracongelador”, responsável por baixar a temperatura do alimento muito rápido, podendo chegar a menos 20 graus. Em uma aula de sorvete por exemplo, que levaria quatro horas para finalização da sobremesa, com o equipamento, o tempo pode ser reduzido em até duas horas. Mesmo nas cozinhas dos restaurantes, esse equipamento é muito difícil de ser encontrado, o que confere ao IGA, mais um diferencial oferecido em seus cursos. A escola disponibiliza a visita a unidade, já que a cozinha é toda envidraçada possibilitando assistir as aulas, bem como experimentar uma aula de dentro da cozinha.
Vale a pena conhecer a escola, já que de fora não é possível ter a dimensão do tamanho das instalações, das cozinhas que são industriais e dos utensílios profissionais utilizados pelos alunos. “E é mais barato do que as pessoas imaginam”, afirma o professor Fabrício. “O investimento proporciona um retorno garantido, tanto emocional pela realização de um sonho, muitas das vezes, a pessoa se desestressa cozinhando, além do retorno financeiro também, uma vez que a colocação no mercado de trabalho é praticamente garantida” finaliza. 

MATERIAL DIDÁTICO 
Vale ressaltar que cada curso de longa duração do IGA está respaldado por um material de estudo de excelente nível. O aluno dispõe de livros de excelência, um volume por quadrimestre, quatro livros no total, Os mesmos contém cada uma das matérias do currículo, incluídas as denominadas práticas nas quais se desenvolvem as principais receitas passo a passo acompanhadas de fotos. O aluno receberá dois uniformes, um para o primeiro ano de cursado e outro para o segundo ano. 

CUIDADOS E MATRÍCULAS
A escola vem seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde para a segurança de todos os seus alunos, professores e colaboradores. As matrículas abertas e as vagas são limitadas para os cursos com início em abril. A unidade local da IGA fica localizada na Avenida Feliciano Sodré, 138, na Reta. Os telefones são 2641-6659 e 99247-3263.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE