Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Maria da Penha: Câmara aprova tornozeleira eletrônica para condenados

Proposta do Deputado Hugo Leal também prevê que autor seja obrigado a custear o equipamento

Incorporado a outras iniciativas o uso da tecnologia para garantir maior efetividade à Lei Maria da Penha, o Projeto de Lei 2041/19, de autoria do deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta determina que agressores de mulheres sejam obrigados usarem tornozeleira eletrônica e também estabelece que os acusados devem custear o equipamento. Para o deputado Hugo Leal, o monitoramento eletrônico é uma importante ferramenta de proteção. "A tornozeleira possibilita ao Estado fiscalizar o cumprimento de decisões judiciais, além de ser um meio alternativo ao encarceramento. Por outro lado, deve-se reconhecer que o Poder Público detém recursos limitados, por isso, propus o custeio desses dispositivos pelos agressores, que possuem capacidade financeira de arcar com os custos do equipamento", afirmou o parlamentar, integrante da Comissão de Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado.

O projeto do deputado Hugo Leal estava apensado ao PL 10.024/2018, oriundo do Senado, e outras iniciativas para uso de tecnologia, com o objetivo de permitir à mulher agredida receber um dispositivo móvel de segurança conectado à unidade policial capaz de emitir alerta imediato de ameaça ou violação de direitos. O substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados incorporou outras propostas e agora retorna para aprovação dos senadores.
Para o deputado Hugo Leal, a Lei Maria da Penha foi um importante avanço da sociedade brasileira e a tecnologia deve ser usada para garantir eficácia. "A violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e presente não apenas no Brasil, mas no mundo todo, e vem motivando crimes bárbaros", destacou o deputado do PSD. O substitutivo (aprovado em caráter terminativo pelas comissões da Câmara) incorporou as propostas do PL 2.041/2019, que alterava ara a "Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha, para prever como medida protetiva de urgência que obriga o agressor a utilização de tornozeleira eletrônica" e alterava a "Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984, Lei de Execução Penal, determinando que a utilização dos equipamentos de monitoramento eletrônico seja custeada pelos condenados"
O deputado acredita que o monitoramento eletrônico é uma importante ferramenta criminal que possibilita ao Estado fiscalizar o cumprimento de decisões judiciais. "Desse modo, é necessário como medida de proteção as mulheres vítimas de violência doméstica, a previsão do uso de dispositivos de monitoramento eletrônico dos agressores como medida protetiva de urgência". Hugo Leal destacou, contudo, que Poder Público tem recursos limitados e deve aplicar esses escassos recursos de forma eficiente. "Por isso, o projeto e o substituto aprovados estabelecem que os condenados custeiem o equipamento de monitoramento com o objetivo de possibilitar a aplicação de maneira mais eficiente e justa dos recursos públicos", argumentou o parlamentar do Rio de Janeiro.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE