Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mapa de Trilhas de Teresópolis ganha segunda edição

Bonito guia, que teve apoio do CET, indica uma série de passeios na região

Marcello Medeiros

Já está à disposição de turistas e teresopolitanos a segunda edição do Mapa de Trilhas de Teresópolis, patrocinada pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau (TCVB). Elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo e com layout do artista plástico Ricardo Guarilha, o guia indica uma série de trilhas para os adeptos do ecoturismo, na cidade e no interior. “A primeira tiragem, patrocinada pela empresa Top Spin, não durou muito. Devido a grande procura lançamos essa nova edição. O presidente do TCVB, Vinicius Claussen, entendeu a importância da distribuição desse material e imediatamente se propôs a colaborar”, agradece Elias Martins, secretário municipal de Turismo. O mapa teve o apoio técnico do CET – Centro Excursionista Teresopolitano. 

Apesar de Teresópolis ter o título de Capital Nacional do Montanhismo, por conta das suas centenas de opções de trilhas e vias de escalada e ter começado aqui a história do esporte no país, a criação de um material para a divulgação dos nossos atrativos naturais pelo governo municipal é um feito inédito. O pequeno guia, confeccionado todo em cores, tem na capa um belo nascer do Sol visto do cume da Pedra da Tartaruga, montanha símbolo do PNMMT. Além dela, as outras trilhas indicadas, com rica quantidade de informações, são as do Camelo, Triunfo, Quebra-Frascos, Cadetes, Ermitage, Pico da Boa Vista (Floresta do Jacarandá), Serra dos Cavalos, Seio da Mulher de Pedra, Branca de Neve (Vale dos Frades), Torres de Bonsucesso e Pico do Palmital (Em Vieira). 

Mais divulgação, mais conscientização

Um dos montanhistas em atividade mais experientes de Teresópolis, Leandro Nobre é o atualmente vice-presidente do Centro Excursionista Teresopolitano, único clube do município filiado à Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro. Leandrinho, como é mais conhecido, destaca a alegria da comunidade com a publicação produzida pela Secretaria de Turismo. “Para a gente está sendo um presente participar e receber um mapa desses. Nunca havia acontecido por parte da prefeitura essa divulgação do nosso maior potencial. O mapa foi muito bem recebido por nós que vivemos do montanhismo e vai dar chance as pessoas de fora de conhecerem melhor nossa região, esses locais tão bonitos de Teresópolis, além de muita gente da cidade mesmo conhecer lugares novos”, destaca.

Com a maior divulgação do esporte, é necessário também maior trabalho de conscientização dos possíveis novos praticantes. Afinal de contas, fazer caminhadas em áreas naturais ou qualquer tipo de escalada não é como ir passear em um shopping. É preciso respeitar o ambiente e todos os seres que vivem ali, garantindo o mínimo impacto possível em qualquer aventura. Não deixar nada a não ser pegadas e não levar nada a não ser lembranças.

O Mapa de Trilhas pode ser encontrado nos Centros de Atendimento ao Turista do Soberbo (Avenida Rotariana, 1.595) e da Várzea (Praça Olímpica Luís de Camões), no estande do Teresópolis Convention, que funciona nos fins de semana e feriados na Feirinha do Alto (Praça Higino da Silveira) e também está disponível na página da Secretaria Municipal de Turismo, no site da Prefeitura –  http://www.teresopolis.rj.gov.br/turismo/.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE