Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mapa de Risco: Região Serrana segue na bandeira amarela

Teresópolis registrou dois casos da variante Delta, que tem maior potencial de transmissão da doença

A 42ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada no fim de semana pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro teve 21% de redução no número de óbitos provocados pelo vírus na comparação entre as semanas epidemiológicas 29 (de 18 a 14 de julho) com a 27 (04 a 10 de julho) de 2021. As internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 25%; e as taxas de ocupação de leitos no estado estão em patamares estáveis: 56% para leitos de UTI e 38% para leitos de enfermaria. Com os indicadores reduzidos, o estado segue – pela quarta semana consecutiva – com a classificação de bandeira amarela, ou seja, de baixo risco de contrair a doença. – Apesar de um bom resultado neste levantamento técnico, é importante que todos mantenham os cuidados já conhecidos, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, principalmente devido à circulação da variante Delta. Somente com o avanço da vacinação poderemos minimizar os impactos causados por essa cepa, sem que haja aumento significativo nas internações e óbitos – analisa o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
Das nove regiões do estado, seis permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Centro-Sul, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II. As regiões Metropolitana I e a Noroeste passaram para bandeira vermelha; e a Norte migrou da amarela para a laranja. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região. Em seis meses de vacinação, o estado do Rio ultrapassou a marca de 10 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Hoje, 62% da população adulta do estado já recebeu a primeira dose contra o coronavírus e 27% receberam a segunda dose ou a dose única.

Variante Delta em Teresópolis
No último dia 06, a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis recebeu a notificação de dois casos confirmados com a nova Variante Delta (B.1.617.2), referente a residentes de nossa cidade. A partir dessa notificação e da comprovação com o resultado laboratorial, os casos e seus contatos próximos estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância em Saúde.Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Variante Delta tem sido responsável pela alta transmissibilidade da COVID-19, o que contribuiu para aumentos na incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a segunda metade de dezembro de 2020. (OMS, 2021).É importante destacar que, para a ocorrência de óbitos, estudos preliminares indicam que ainda não há evidências suficientes de que esteja associada ao aumento de óbitos comparado com outras variantes (ECDC, 2021).Para a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento de incidência de casos agravados nos últimos dias, depois de mais de dois meses de incidência e de ocupação de leitos em franco declínio, provavelmente está associado à presença dessa variante no município. É fundamental destacar que todas as vacinas disponíveis no Brasil protegem contra a variante Delta do coronavírus, segundo a OMS. No entanto, é preciso lembrar que a eficácia das vacinas para quaisquer das variantes até o momento conhecidas está totalmente associada à aplicação das duas doses, no caso das vacinas que têm esse reforço. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para o novo momento da pandemia e reforça a importância da vacinação completa e a manutenção pelos cidadãos das ações de prevenção, como uso de máscaras, distanciamento social e medidas higiênicas. Pacientes suspeitos devem procurar as unidades de saúde para avaliação e testagem. O Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis funciona no EPEM, localizado na Rua Doutor Aleixo, 85, no Centro da cidade, todos os dias das 8h às 20h. Os pacientes que precisarem de atendimento noturno ou que tenham sintomas agravados deverão procurar as unidades de pronto-atendimento do município: UPA ou SPA de Bonsucesso (3º distrito).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE