ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Mais uma ponte em situação precária no interior

Data: 23/10/2018

Região de Vieira, no Terceiro Distrito, é rica em lavouras e também oferece opções de atrativos turísticos naturais

Marcello Medeiros

As lavouras de Teresópolis são referência, saindo do município boa parte do que é comercializado nos principais estabelecimentos comerciais do estado do Rio. Basta lembrar o período em que os produtores rurais ficaram impedidos de despachar suas mercadorias, no período da greve dos caminhoneiros, quando o governador Luiz Fernando Pezão determinou que o Exército subisse a serra garantir que 300 veículos de carga conseguissem seguir viagem direção à capital. Porém, apesar de tamanha importância para a economia, os agricultores do Segundo e Terceiro Distritos continuam convivendo com graves problemas para conseguir escoar suas produções, situações que se arrastam há anos e parecem não ter fim. Um dos exemplos do descaso com aqueles que lutam diariamente para garantir alimentos de qualidade na mesa de muita gente é a situação de pontes em diversas localidades do interior, passagens que em boa parte das vezes são construídas de forma rústica pelas próprias comunidades. Em Vieira, próximo à divisa com Nova Friburgo, uma das pontes está bastante comprometida e coloca em risco diariamente centenas de pessoas.
Um dos pranchões principais da passagem que dá acesso a Serra de Vieira já não existe mais, tendo sido improvisados pedaços de outros tipos de madeira e até pedras para evitar o deslocamento de veículos em direção ao pequeno curso d´água abaixo. No período de chuvas, a situação fica ainda mais crítica, pois a pista fica escorregadia e não nenhum tipo de proteção nas partes laterais. “O interior da cidade pede socorro! Assim esta a nossa ponte na serra de Vieira, que dá acesso a rua principal. Aqui passa ônibus escolar, caminhão de carga, temos filhos que usam moto enfim, até quando isso vai continuar! Na hora de pedir voto vem a cambada toda, mas somos sempre os últimos, os esquecidos! Não temos coleta de lixo e agora estamos ficando sem caminho! Senhor prefeito ou responsável, vai esperar acontecer uma fatalidade?”, questiona Jessica Marinho, uma das muitas moradoras da grande localidade de Vieira, rica ainda em atrativos naturais.
Em nota divulgada através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura informou na tarde desta segunda-feira “que a reforma da ponte que dá acesso a Serra de Vieira está entre as prioridades da gestão, assim como as demais pontes que precisam de manutenção, conforme a disponibilidade de recursos”.  
 
Ocorrências após temporal
No último fim se semana, equipes da Defesa Civil de Teresópolis realizaram vistorias nos bairros Coreia e Vale da Revolta, que registraram o maior acumulado de chuva do município entre sexta-feira e sábado: 140mm e 100,4mm, respectivamente. Por medida de segurança, as Sirenes da Coreia foram acionadas as 23h25 de sexta (19), devido ao acumulado de chuva elevado (334.2mm/mês) e a Defesa Civil ficou em estágio de vigilância. No período de 24h foram registradas duas ocorrências, sem vítimas e sem desabrigados ou desalojados. No sábado (20) ocorreu queda de vegetação e pedras no trecho da Avenida Presidente Roosevelt conhecido como Corte da BarraTambém houve queda de vegetação no quilômetro 95 e de pedras pequenas no quilômetro 93,5 da Estrada Rio-Teresópolis, na Serra. Qualquer ocorrência devido à chuva pode ser comunicada à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199.

 

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRJ obtém decisão que suspende a reabertura das escolas estaduais na segunda, dia 8

Nova data das eleições municipais será decidida em junho

Rio registra 64.533 casos confirmados e 6.639 mortes por covid-19

Crivella diz que só reabre comércio do Rio com apoio de especialistas

Governo do Estado cria programa para a retomada gradual das atividades turísticas

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy