Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais um jovem morre em afogamento no interior

Acidente acontece na cachoeira de Campanha e população reclama ausência de guarda vidas no atrativo

Um jovem de apenas vinte e dois anos morreu depois de se afogar na popular e perigosa cachoeira de Campanha, as margens da RJ 130 neste domingo, 3. Luizinho, como era mais conhecido o morador do bairro de Jardim Casa Branca em Pessegueiros chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e faleceu ainda na unidade de saúde do bairro de Bonsucesso. Luis foi retirado da água por banhistas e, de acordo com informações colhidas no local, um dos frequentadores da cachoeira ainda teria corrido para a estrada para obter sinal no celular para chamar o resgate e pedir ajuda. O acidente chama a atenção para o risco de se frequentar sem o devido cuidado este tipo de atrativo e os casos que se reptem ano a ano. Segundo a família, a demora para a retirada do corpo por parte da pericia policial também causou muito constrangimento. Luizinho foi sepultado nesta segunda-feira, 04 no cemitério Carlinda Berlim.
Ainda de acordo com a reportagem, a maior reivindicação dos frequentadores da cachoeira de Campanha é a presença de um guarda vidas no local. Segundo os moradores da localidade, nesta época cresce muito o uso das piscinas naturais que se formam ao longo do rio, mas, em toda a sua extensão não são encontradas sinalizações, ou fiscalização por parte do poder público, além da lógica necessidade de se manter um guarda vidas no local. Sem dúvida alguma, as cachoeiras são uma das melhores opções de lazer e contato com a natureza, afinal de contas estão sempre emolduradas por belas paisagens e, normalmente, mais acessíveis que outros atrativos como praias e clubes. E como vimos no caso de Luizinho, acabam sendo uma excelente forma de se desligar da correria do dia a dia, de se desconectar do mundo online, já que muitas vezes o sinal do celular fica para trás. Acontece que a utilização destes atrativos requer cuidados.
Como sempre mostramos em nossas reportagens escolher um destino e simplesmente ir, sem se preparar ou pesquisar qualquer coisa é um erro, ou seja, a primeira ação deve ser sempre pesquisar. Pesquise bem a cachoeira e rio antes de decidir aonde ir. Sites de avaliação de viagem, blogs de viajantes e páginas sobre turismo são ótimos lugares para encontrar comentários sobre a periculosidade dos pontos turísticos. Não só as trombas d’água são riscos neste período, mas os afogamentos também e o índice de afogamentos em rios e cachoeiras é sempre maior nessa época do ano, quando predomina o calor. Segundo os especialistas em segurança, conhecer bem os seus limites físicos e ter a consciência de usar equipamentos de proteção quando necessário são cuidados fundamentais. Ainda de acordo com os Bombeiros, o uso de bebida alcóolica associado à água também eleva o risco de afogamentos, já que os reflexos ficam alterados. Outra dica é em hipótese alguma entrar na água para salvar alguém em situação de perigo. No intuito de salvar alguém essa pessoa pode se tornar uma nova vítima.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE