ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Mais oportunidades para Pessoas com Deficiência no município

Data: 14/12/2018

Um dos desafios da atualidade é a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E Teresópolis tem conseguido, por meio de 15 maiores empresas da cidade. Essas empresas participam do Projeto Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, coordenado pela doutora em Sistemas de Gestão Sustentáveis, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Josely Nunes Villela. A professora e pesquisadora apresentou o relatório anual da iniciativa, que apontou avanços, dificuldades e soluções para melhorar o cenário atual.
Presidente da Alterdata Software, José Ronaldo da Costa frisou que a lei de cotas é necessária porque a obrigação fez com que os empresários passassem a prestar atenção no potencial das pessoas com deficiência.
“A lei fez com que todos passassem a pensar sobre a inserção das PcD’s nas empresas e para a Alterdata a experiência é muito positiva. Inclusive temos funcionários surdos e mudos e aprendemos a habilidade de conversar com eles. É um ganho enorme a convivência com esses funcionários. Eles dão lição de vida e incentivam os outros funcionários também a se superarem”, ressaltou José Ronaldo, pontuando que é fundamental que essas pessoas recebam qualificação para o mercado de trabalho. Assim terão a oportunidade de assumir funções diversificadas.
Josely Nunes Villela, também comentou sobre a importância da capacitação da mão de obra das PcD’s. “Investimento em qualificação das pessoas com deficiência é extremamente relevante porque os empregadores comentam, nas pesquisas realizadas, que eles chegam para trabalhar com pouco conhecimento sobre a função que vão exercer. Além disso, chegam com a autoestima em baixa, o que pode prejudicar o desempenho. Eles precisam então de palestras motivacionais”, mencionou a professora, escritora e pesquisadora.
A doutora explicou que o projeto, vinculado à Universidade Estácio de Sá, começou em 2016 e que a cada ano alcança melhores resultados do que no ano anterior. Porém a pesquisa demonstra que são necessárias diversas ações para o fortalecimento da Política Nacional para a Integração de PcD’s.
 
Certificação por Menção Honrosa
Durante a apresentação do relatório, representantes das secretarias municipais de Trabalho e de Desenvolvimento Social entregaram certificados de Menção Honrosa para 15 maiores empresas de Teresópolis pela inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD’s) no seu quadro de funcionários.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron, destacou que será promovido, em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o projeto ‘Empregar’ – Programa de Qualificação Profissional. São cursos com 1.100 vagas para jovens e adultos cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Jaron anunciou que vai solicitar que vagas sejam direcionadas também para PcD’s. O coordenador da Secretaria de Trabalho, Cleiton Pimentel, representou o secretário da pasta, Vinicius Oberg.
As empresas que participam do projeto e que receberam o certificado de Menção Honrosa foram Albacete Indústria e Comércio de Equipamentos de Lazer, Alterdata Tecnologia em Informática, Arbor Brasil Indústria de Bebidas, Cervejaria Petrópolis – Unidade Fabril Teresópolis, Clube Comary, Dafel Comercial de Ferro e Alumínio, FESO, Green Fruit Hortigranjeiros, Hospital São José, Le Canton Empreendimentos Hoteleiros, Myplace Indústria e Comércio do Vestuário, Supermercados Regina, Viação Teresópolis e Turismo, Tere Frutas Comércio de Alimentos e Panificação, Tropical Land Indústria e Comércio.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Espanha decreta novo estado de emergência em luta contra covid-19

Itália determina que bares fechem cedo contra nova onda de covid-19

Pesquisa investiga transmissão de covid-19 entre homens e animais

Professores de escolas particulares do Rio suspendem greve

Ronaldinho Gaúcho testa positivo para coronavírus

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy