Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais de 300 animais já foram cadastrados para castração

Agendamento de novos cães e gatos vai até o final de janeiro

André Oliveira

Desde que foi iniciado, o processo de cadastramento dos animais que serão submetidos à cirurgia gratuita de castração já cadastrou mais de 300 indivíduos. O trabalho acontece na sede da Ouvidoria Municipal, que fica nas dependências do Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas, o antigo Fórum da Várzea. Após o processo burocrático, os donos dos cães e gatos, machos e fêmeas, serão contatados pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde para o agendamento do procedimento, que será feito nas instalações do Centro de Triagem Animal, também conhecido como Canil da Prata, na Rodovia Rio-Bahia, km 75,5, Fischer.

“Esse trabalho de cadastramento vai até o dia 31 de janeiro aqui na sede da Ouvidoria. Para nossa grata surpresa p movimento está acima do esperado. Quem tem um animal em casa sabe da importância dessa ação. O movimento foi tão grande que precisei remanejar funcionários da Secretaria de Trabalho para dar apoio ao pessoal da Ouvidoria para dar conta do atendimento. No primeiro dia foram 228 processos de entrevistas e encaminhamentos e até metade dessa quarta-feira (3) já atendemos mais de 100 pessoas”, comemora Marcus Vinícius Ramos, ouvidor do município e Secretario de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. 

Triagem 

De acordo com Marcão, após a triagem é montado um processo administrativo que é enviado para o setor responsável. “Na entrevista nós checamos a idade do animal, que obrigatoriamente tem que ser acima de cinco meses, e os documentos exigidos. Lembrando que cada proprietário tem direito à duas castrações semestrais”, recorda. Os documentos necessários para o agendamento são identidade, CPF e comprovante de residência. Não é necessário, nesse primeiro momento, apresentar o animal, apenas as informações solicitadas. Cada atendimento demora, em média, cinco minutos. “É um processo bem rápido e com isso praticamente não temos filas. Nosso atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. As pessoas saem daqui com toda parte burocrática resolvida e só precisam aguardar o retorno”, garante Marcão. Além de proporcionar o atendimento, a campanha é vista como importante para o controle animais de cães e gatos e da proliferação de doenças transmitidas pelos animais. 

Secretaria de Trabalho

Paralelo às atividades da Ouvidoria acontece também no mesmo espaço a atuação do setor de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, pasta também liderada por Marcão. “Nós conseguimos reunir numa sala ampla os dois setores: Ouvidoria e a Secretaria de Trabalho. Ali nós temos o atendimento para emissão de Carteira de Trabalho, sem que seja necessário o agendamento. É presencial e feito na hora. O seguro desemprego, igualmente sem a necessidade de agendar. Atendemos por ordem de chegada. Temos ainda a intermediação de mão de obra, disponibilizando vagas de emprego que são captadas com os empresários locais, para quem encaminhamos os candidatos”, detalha. O atendimento da Secretaria de Trabalho acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas fica  na Av. Lúcio Meira, 375, Várzea.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis era um dos destinos de drogas apreendidas no Galeão

Feriadão: Teresópolis registrou 75,30% de ocupação na rede hoteleira

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

Fábrica de artefatos de cimento é flagrada sem licenças

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE