Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais de 3 mil com paralisia cerebral, autismo e Down vão receber vacina

No segundo dia de funcionamento do posto especial de vacinação contra Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 252 pessoas maiores de 18 anos com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral foram atendidas nesta quinta-feira.

No segundo dia de funcionamento do posto especial de vacinação contra Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 252 pessoas maiores de 18 anos com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral foram atendidas nesta quinta-feira. Até as 18h deste dia 29, 3.262 pessoas haviam se cadastrados no sistema para vacinação. Dessas, 2.881 já foram agendadas e receberam um SMS com data e hora em que devem comparecer ao posto para receber o imunizante.

A ação acontece no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, Zona Norte da capital, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com cinco tendas montadas, sendo três em formato drive-thru. O objetivo é imunizar esses pacientes vulneráveis, muitas vezes com dificuldade de usar máscara ou seguir protocolos de etiqueta respiratória. 

O atendimento precisa ser agendado pelo aplicativo "Vacinação Covid RJ", disponível nos próximos dias nas lojas da Apple e do Google, ou pelo formulário on-line que pode ser acessado no site VacinaçãoCovid-19. Após preencher um cadastro com os dados da pessoa a ser vacinada, o responsável receberá uma mensagem SMS com o dia e hora da vacinação. Essa mensagem não é enviada automaticamente. A SES pede que o responsável aguarde o agendamento para então ir ao posto e ser atendido com todo o cuidado necessário, sem enfrentar filas. No dia marcado, basta apresentar documento de identidade da pessoa que será vacinada.

– Em dois dias, vacinamos 459 pessoas nesta unidade exclusiva. O atendimento humanizado realizado por técnicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros tem engrandecido a atuação de toda a equipe dedicada a esta ação, que conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde do município do Rio – disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves

Os olhares emocionados e os sorrisos, mesmo por trás das máscaras, demonstram a gratidão de cada pessoa vacinada com a primeira dose, assim como de seus acompanhantes. A segunda dose, programada para ser aplicada dentro de 12 semanas, será agendada automaticamente, e a data e horário serão comunicados por mensagem SMS no celular cadastrado.

– É um momento de milagre, ver meu filho ser vacinado foi um presente. Agradeço aos cientistas e a todos os profissionais do SUS que lutam todos os dias com muito carinho. Estava muito preocupada porque não chegava a hora do meu filho e hoje estou me sentindo muito grata. Eu acredito na vacina – disse, emocionada, Márcia Almeida, mãe do Caio, de 30 anos, que está ansioso para o encontro com seus amigos, que também têm síndrome de Down.

A estrutura montada pela SES no Estádio de Atletismo Célio de Barros, cedido pela Suderj e pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, tem atendido sua função e superado as expectativas do público-alvo. 

– Trouxe meu filho para vacinar, e alguns amigos dele também já vieram. Foi muito fácil fazer o cadastro, e fomos bem recebidos aqui. Ter acesso à vacina é uma alegria para todas as famílias, pois vocês tiveram um olhar para nossos filhos que muitas vezes não chegam a idades mais avançadas por conta das síndromes – disse Vera Lúcia Domingues, mãe de Guilherme, de 28 anos, autista.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE