Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mais 537 denúncias de desrespeito ao decreto municipal

Fiscalização atuou estabelecimentos comerciais em vários bairros. Praças continuam sendo utilizadas "normalmente"

Em um período de 18 dias – entre 22 de março e 8 de abril, as equipes de fiscalização, vinculadas à Secretaria Municipal de Fazenda, registraram 537 denúncias feitas pela população, de estabelecimentos comerciais, agências bancárias e de vendedores ambulantes que seguiam funcionando, em descumprimento ao Decreto Municipal 5.275/2020. O documento suspende o funcionamento de várias atividades econômicas e determina uma série de restrições, a fim de evitar aglomeração por conta do novo coronavírus.
Entre as fiscalizações realizadas, 178 estabelecimentos tiveram as atividades suspensas, 123 estavam amparados pelo decreto até o dia 1º de abril, 9 foram orientados sobre o decreto, 9 empresas denunciadas estavam fechadas, 6 agências bancárias foram notificadas e os gerentes orientados, 5 foram autuados, 4 ambulantes tiveram as atividades encerradas e 2 estabelecimentos estavam funcionando por medida judicial. Também foram fiscalizadas 35 denúncias encaminhadas pelo aplicativo e-Ouve, da Ouvidoria Geral do Município.
Só nos dias 3 e 4 de abril, a equipe da operação choque de ordem, da Secretaria de Fazenda, fiscalizou 90 estabelecimentos em 26 bairros na cidade e no interior, entre bares e restaurantes, sorveterias e lojas de roupas encontrados em funcionamento irregular. No total, foram 55 estabelecimentos fechados. Em ação no dia 8 de abril, junto com a Polícia Militar, a equipe da operação choque de ordem percorreu 22 bairros, na cidade e no interior, fiscalizando denúncias. Porém, de acordo com relatório, vários estabelecimentos denunciados estavam fechados, em cumprimento ao decreto municipal. Apenas 11 foram notificados, entre bares, uma igreja, uma barbearia e uma loja de conveniência em um posto de combustíveis, e os responsáveis foram orientados a seguir as determinações do documento.
A operação choque de ordem foi realizada nos bairros Albuquerque, Fonte Santa, Meudon, Paineiras, Pimentel, Rosário, São Pedro e Várzea – área urbana; em Água Quente, Boa Fé, Bonsucesso, Cruzeiro, Imbiú, Independente de Mottas, Mottas, Pessegueiros, Providência, Santa Rosa, Sebastiana, Vargem Grande, Venda Nova e Vieira – na zona rural. Os moradores podem continuar fazendo as denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos a qualquer momento pelo aplicativo E-Ouve ou de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone /Whatsapp: (21) 98126-4038.

Novo decreto restritivo
Assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta segunda-feira, dia 13, o Decreto Municipal 5.278/2020 prorroga até o dia 28 de abril várias medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus em Teresópolis. O documento segue determinações de vários decretos estaduais, entre eles, o Decreto Estadual nº 46.973, de 17 de março de 2020, que reconhece a situação de emergência na saúde pública, e também leva em conta o número de mortes já confirmadas no Estado do Rio de Janeiro e o aumento de pessoas contaminadas com o novo coronavírus.
Entre as restrições mantidas, estão a suspensão das aulas nas redes pública e particular de ensino e de várias atividades comerciais, a circulação de transporte intermunicipal e por aplicativo, a redução dos horários de circulação dos ônibus das linhas urbanas e rurais e a realização de eventos, entre outras. O documento também amplia a transparência nos gastos públicos e anuncia que toda intenção de compra feita pelo Executivo Municipal, através de dispensas de licitação, poderá ser acompanhada no site da Prefeitura e no Diário Oficial do Município antes de ser efetivada. O Decreto Municipal 5.278/2020 também recomenda à população que qualquer pessoa que tiver que sair de casa para trabalhar, comprar alimentos ou buscar atendimento de saúde deverá usar máscaras.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE