Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mães também precisam cuidar da saúde mental

Dia delas também serve para um alerta dos riscos do "burnout materno"

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Em inglês, o termo significa esgotamento, fadiga ao extremo, depressão e refere-se a um distúrbio psíquico marcado pela sensação de exaustão, tensão emocional e estresse crônico gerados pela dedicação excessiva ao trabalho. Fazendo um paralelo, nos Estados Unidos já se usa o termo Mommy Burnout, em português “esgotamento materno”, para se referir ao mesmo quadro de sintomas sentido pelas mães que vivenciam uma intensa rotina materna e doméstica. Com o Dia das Mães chegando, volta à evidência a necessidade de um olhar atento e acolhedor para a saúde mental dessas mulheres: Elaine Eufrásio, professora de Psicologia da Estácio, explica que mulheres têm mais chances de desenvolver transtornos psicológicos por causa de vulnerabilidades específicas como a exposição à traumas de gênero, violência doméstica e o fator social que traz a incumbência de cuidar dos filhos, do marido, da família, entre outros, somados à carreira e cuidados pessoais.
Diante dessa situação, Elaine, que também é especialista em Saúde da Família, recomenda manter um diálogo com o cônjuge e deixar claro que precisa de ajuda. "A sociedade prega a mulher como Mulher Maravilha: boa mãe, profissional e esposa. Mas a mulher precisa entender seus sentimentos, e que tudo bem não dar conta às vezes, para diminuir a culpa e assim, buscar uma divisão das tarefas domésticas".

Dados
De acordo com a segunda edição da pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada em março pelo IBGE, mulheres dedicam quase o dobro do tempo que os homens em afazeres domésticos. Enquanto eles gastam em média 11 horas, elas chegam a passar cerca de 21,4 horas semanais varrendo, lavando e cozinhando. Os dados da pesquisa do IBGE correspondem ao ano de 2019, mas em tempos de pandemia e de reclusão social, a maioria das mulheres acumulou ainda mais funções no dia a dia com mais horas ativas de trabalho no home office, trabalho doméstico e cuidados com os filhos, especialmente as crianças em aula à distância. "Com o fechamento das escolas e o ensino remoto, por exemplo, ficou nítido esse fator social ao observarmos como o acompanhamento do estudo das crianças recaiu sobre as mulheres. Socialmente, elas são levadas a acreditar que precisam sempre tomar as responsabilidades domésticas para si, dar conta de tudo sozinhas, e somado ao trabalho externo, isso acaba pesando", afirma a psicóloga.

Reforço da saúde mental
A rotina diária deve manter o equilíbrio entre corpo e mente. Por isso, é importante avaliar como está a alimentação, o tempo dedicado para a atividade física, a qualidade do sono, o momento do dia de desacelerar e dar atenção ao que traz prazer. Elaine chama isso de "recuperar a alegria". "É necessário tirarmos um momento do dia para fazer algo que não seja obrigação, repondo a alegria perdida diante de um cenário de pandemia que estamos vivenciando".  A psicóloga recomenda momentos de lazer como ouvir uma música que goste, dançar, cantar, ler, buscar uma conexão espiritual. "É muito subjetivo, mas diante das adversidades, é preciso buscar essa alegria para dar um novo significado ao que estamos passando em um período negativo", afirma. Elaine lembra ainda a importância de, mesmo à distância, manter os relacionamentos sociais. "Pode ser através de ligações, chamadas de vídeo, mensagens de texto. Nesse momento tão doméstico, a mulher deve lembrar que não é só esposa e mãe, ela também é filha e amiga", encerra.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE