Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Livros de artistas de Teresópolis produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc

Produções foram lançadas pela Secretaria de Cultura em evento pelos 130 anos do município

Lançados pela Secretaria Municipal de Cultura, os livros “Teresópolis, Minha Terra de Luz e de Amor”, de Andrea Viviana Taubman, e “Curso Básico de Sonorização – Aprenda a operar em poucas páginas”, de Ivan Bruno. Os projetos de produção dos dois livros foram contemplados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), criada pelo Governo Federal para auxiliar os profissionais do setor cultural, tão prejudicado pela pandemia de Covid-19. "São dois artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc, que nos deu ferramentas para contemplar artistas de vários segmentos da forma mais democrática possível: através da participação dos editais lançados pela Secretaria de Cultura e que tiveram todas as etapas de execução acompanhadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais", relatou Cléo Jordão Rezende, secretária de Cultura de Teresópolis.
Realizada no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, na última sexta-feira, 09, a solenidade integrou a programação oficial pelo 130º aniversário de Teresópolis, teve a participação do Vereador Paulinho Nogueira, da secretária municipal de Educação, Satiele Santos, do ex-deputado estadual Nilton Salomão e de número limitado de convidados, respeitando os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e de higienização das mãos.

Os autores
Morando em Teresópolis desde 1996, a escritora Andrea Viviana Taubman teve o primeiro livro, “Um menino que tinha medo de errar”, publicado em 2009; o “Teresópolis, Minha Terra de Luz e de Amor” é o 17º de sua carreira, tem ilustração de Thiago Taubman e selo Tenda Literária. "É um projeto que queria ter realizado há bastante tempo e algo que meus filhos não tiveram: um livro que contasse a história da cidade onde eles moram numa linguagem lúdica. Com a Lei Aldir Blanc consegui realizar o meu sonho", comentou Andrea Taubman.  
O livro será distribuído pra turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. "É fundamental evidenciar a literatura na vida escolar, ainda mais com a história de Teresópolis contada de uma maneira lúdica. Esse livro vai enriquecer muito as aulas desse segmento da Educação Infantil. Nada substitui o contato direto com o livro impresso", destacou Satiele Santos, secretária municipal de Educação.
O teresopolitano Ivan Bruno é músico profissional há 26 anos e produziu o livro “Curso Básico de Sonorização – Aprenda a operar em poucas páginas”, espécie de manual para orientar o trabalho dos profissionais da área. "No nosso trabalho temos que saber lidar com os equipamentos que usamos, desde o mais simples e abordo isso no livro. Busco iniciar e aprofundar o conhecimento técnico dos artistas sobre sonorização", explicou Ivan Bruno.
O livro será disponibilizado aos alunos que fizeram o Curso Básico de Sonorização Online, oferecido em junho pela Secretaria Municipal de Cultura, sob orientação de Ivan Bruno. Projeto contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, o curso apresentou uma série de aulas abordando conceitos como mixagem, montagem e reprodução, possibilitando o domínio de técnicas para garantir a qualidade da sua festa ou evento. Para o aluno ter acesso ao livro, basta procurar a Secretaria de Cultura, no terceiro piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Lei Aldir Blanc em Teresópolis
A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei federal 14.017/20) foi criada em 2020, com o objetivo de auxiliar o setor cultural brasileiro, extremamente prejudicado pela pandemia da Covid-19. Cerca de R$ 3 bilhões do Fundo Nacional de Cultura foram distribuídos entre estados e municípios brasileiros visando o fomento do setor cultural, através de renda emergencial, subsídio mensal para manutenção de espaços e editais e chamadas públicas. Teresópolis recebeu R$ 1,231 milhão em recursos, que foram gerenciados pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. O trabalho em conjunto envolveu o lançamento de seis editais, contemplando instituições, coletivos e artistas individuais, através de subsídios, aquisição de projetos e prêmios. Mais de 300 profissionais foram diretamente beneficiados e estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham tido acesso virtualmente às produções de Teresópolis. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE