Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Licitação para concessão dos serviços de água e esgoto em debate

Tema foi discutido em reunião do Conselho de Meio Ambiente sobre o Plano de Saneamento Básico

Aprovado e instituído através do Decreto 4.735/2016, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Teresópolis foi tema nesta segunda-feira (14), da reunião extraordinária do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. O conselheiro Antonio Nelson, da Câmara Técnica de Saneamento, fez uma explanação resumida, com atualização e esclarecimentos de dúvidas sobre o Plano, que foi publicado no Diário Oficial Eletrônico no dia 14 de dezembro de 2018. Elaborado pelo consórcio Encibra-Paralela I, contratado por licitação pelo Governo do Estado, o PMSB é fundamentado em legislação pertinente à área do Saneamento Ambiental – principalmente a Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007) e o Decreto que a regulamenta (Decreto nº 7.217/2010). O plano abrange as áreas urbana e rural do Município, e tem validade de 20 anos, devendo ser revisado a cada quatro anos.
Atualmente o PMSB está na fase de Procedimento de Manifestação de Interesse e a Prefeitura está avaliando tecnicamente as propostas e convocando as referidas empresas para esclarecimentos pontuais. “A partir desta avaliação, terá início o processo de elaboração dos editais de licitação para concessão dos serviços de água e de esgoto. A participação social, através de audiência pública, está garantida”, afirmou o Presidente do COMDEMA, Raimundo Lopes, que é Secretário Municipal de Meio Ambiente.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos nas áreas de tratamento e distribuição de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos É um trabalho técnico, que funciona como requisito prévio para que o município possa ter acesso aos recursos públicos de saneamento ambiental. Seu objetivo é consolidar os instrumentos de planejamento e gestão, universalizar o acesso aos serviços, garantindo a qualidade e a suficiência dos mesmos e proporcionando melhores condições à população e ao meio ambiente.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE