Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei vai facilitar a liberação de alvará em Teresópolis

Prefeitura terá que emitir autorização provisória para que empreendedor possa começar a trabalhar imediatamente

Marcus Wagner

A aprovação de um importante projeto na Câmara de Vereadores de Teresópolis deve facilitar a vida de quem quer abrir o próprio negócio em Teresópolis, principalmente dos pequenos empreendedores. De autoria do vereador Jaime Medeiros, o projeto que altera a Lei Complementar 103/2007 prevê que a prefeitura deverá conceder um documento provisório a quem solicitar o alvará de funcionamento, já no momento em que for protocolado o pedido, desde que a atividade econômica seja considerada de baixo risco.

A proposta foi aprovada por unanimidade e agora segue para ser sancionada pelo prefeito em exercício Sandro Dias. De acordo com o autor do projeto, a ideia é permitir que o empresário consiga autorização para começar a trabalhar imediatamente após o ato do registro empresarial, evitando que a liberação fique emperrada por meses e até anos por conta de burocracia ou interesses políticos. Os demais trâmites para legalização definitiva continuarão a ser realizados após a concessão do alvará provisório, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas.

Jaime destacou que a ideia surgiu da preocupação com a situação de diversos empreendedores que querem desenvolver suas atividades dentro da legalidade e acredita que agora a legislação deverá conseguir atender esses casos, contribuindo para agilizar todo o processo e assim permitir o crescimento do município. 

“Estou muito feliz por isso, era uma emenda que eu queria acrescentar à lei complementar 103. A gente anda pela cidade e ouve reclamações de pessoas que querem trabalhar e não conseguem seu alvará, que fica preso por dois, três anos, segundo informações e até denúncias daqueles que estão encontrando dificuldades muito grandes para retirar seu alvará. Mediante a isso, eu fiz uma adequação a esta lei complementar para poder desburocratizar, facilitar a vida do trabalhador porque hoje aqui em Teresópolis está muito difícil, principalmente quando a pessoa que trabalhar legal”, disse o parlamentar.

O alvará é emitido pela prefeitura e permite o funcionamento, desde que seja confirmado que o local onde o negócio será instalado está apto a receber aquela atividade. Todos os estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviço precisam ter esse documento.

Ao obter a liberação, o responsável pelo negócio ainda terá que cumprir os requisitos necessários para o exercício da atividade, como normas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção de incêndios, pois a única alteração é mesmo a antecipação da autorização de funcionamento. O documento de licença permanente será concedido após todos os trâmites serem cumpridos ou caso o prazo do alvará provisório se encerre sem que o poder público cumpra a sua parte.

“Essa lei foi aprovada por unanimidade, estou muito feliz porque sei que vai beneficiar muitos microempresários, muitas pessoas do ramo, autônomos é uma ponta do iceberg para nossa cidade voltar a crescer, porque prendendo alvará das pessoas fica difícil”, afirmou Jaime. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE