ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Lei cria programa para incentivar o ciclismo de montanha

Data: 12/03/2019

Teresópolis tem um grande número de praticantes do ciclismo, principalmente no estilo mountain bike - Acervo Mochileiro ? DIÁRIO TV

Marcello Medeiros

O estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar o Programa de Incentivo ao Ciclismo de Montanha nos parques estaduais e nas trilhas localizadas em áreas públicas ao redor. A Lei 8.308/19, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (07). Segundo o texto, deverá ser regulamentada a atividade da prática do ciclismo de montanha, com a criação e sinalização de trilhas e circuitos para a prática da atividade. O texto define que os praticantes do ciclismo devem observar a garantia da preservação ambiental, a segurança, o respeito à sinalização e à manutenção da integridade das trilhas. A iniciativa privada poderá patrocinar circuitos ou trilhas mediante celebração de termos jurídicos pertinentes com o poder público.
Esses circuitos, no entanto, não poderão estar dentro de áreas onde residem comunidades quilombolas, caipiras, caiçaras, caboclas e agricultores. “O ciclismo é uma das melhores e mais completas atividades de lazer e saúde. Esta modalidade esportiva faz bem para o corpo e para a mente. A regulamentação da prática do ciclismo em trilhas nos parques estaduais é um anseio antigo das associações de ciclismo, já que esse esporte na natureza é praticado há muitos anos em diversas trilhas no Rio de Janeiro”, argumentou o parlamentar.

Turma da pedalada
Cercada por três unidades de conservação ambiental, Teresópolis é conhecida como Capital Nacional do Montanhismo. Além do grande número e variedade de formações rochosas, o município tem ainda enorme importância histórica nesse esporte porque foram moradores de Teresópolis os desbravadores da montanha mais famosa e cobiçada do país, o Dedo de Deus, em 08 de abril de 1912. Mas, além das diversas possibilidades de escalada e caminhada, no estilo hikking ou trekking, o município pode se tornar também destaque no ciclismo. Tanto o mountain bike quanto o estilo “road”, com bicicletas conhecidas como speeds, tem grande número de praticantes.
Além disso, o projeto acima prevê, principalmente, incentivos para a sinalização e ampliação de circuitos em unidades de conservação como o Parque Estadual dos Três Picos. O PETP tem boa parte da sua área no município, desde o limítrofe com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas proximidades do Soberbo, até a divisa do município com Nova Friburgo, em Vieira. Em toda essa grande região já existem diversas possiblidades de roteiros ciclísticos, como a trilha Dominguinhos, que liga a Floresta do Jacarandá, vizinha ao bairro Meudon, a localidade de Prata dos Aredes, na região de Canoas.

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caixa vai dar desconto de até 90% para clientes com dívidas

Região dos Lagos se recupera de temporal da semana passada

Ministério da Saúde prepara campanha de vacinação contra sarampo

TJ do Rio terá "juízes sem rosto" contra crime organizado

PM apreende mais de 500 quilos de maconha em Macaé

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ