Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lançamento do “Sabores Britânicos” reúne empresários e autoridades em noite de festa

Evento gastronômico acontece durante mês de aniversário da cidade e terá 21 restaurantes participantes

Anderson Duarte

O mês de aniversário da cidade terá uma novidade este ano, um completo festival gastronômico que homenageia os duzentos anos de colonização inglesa de Teresópolis. O Sabores Britânicos, lançado esta semana em grande evento que reuniu sociedade, autoridades políticas e empresários, conta com a participação de 21 estabelecimentos que de 6 a 29 de julho levam um pouco da influência dos ingleses que por terras teresopolitanas implantaram duas ótimas práticas que acabaram se tornando a nossa vocação: cultivar e servir alimentos e acolher visitantes em nossas terras. O Polo Gastronômico de Teresópolis e o SEBARE são os organizadores do festival que reúne restaurantes, cafés, pousadas e hotéis e estão no menu pratos típicos da culinária britânica que contam um pouco dessa rica história das famílias que desde 1818 se encantaram com a nossa terra e por aqui firmaram morada.
A festa de lançamento aconteceu esta semana na casa noturna Paradise Garage e reuniu empresários do trade turístico, gastronômico e cultural, além de convidados. Moradores e turistas poderão degustar e adquirir diversas opções de pratos, de origem inglesa, produzidos por chefs da rede da gastronomia local filiada ao Polo Teresópolis. O Sabores Britânicos vai contar a história da colonização inglesa de Teresópolis e revelar o DNA da cidade, conhecida por sua gastronomia e hospitalidade, desde a época de seu fundador, George March. Vinte e um estabelecimentos participam do evento, que tem como objetivo fomentar o turismo, oferecer uma gastronomia de qualidade, proporcionar entretenimento e aquecer a economia do município. Segundo a analista do SEBRAE, Maria Cristina Andriolo, o Festival é parte das ações do Programa SEBRAE na Mesa, desenvolvido pelo SEBRAE e voltado ao desenvolvimento de soluções empresariais com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional. Esta ação propõe um planejamento anual de eventos em períodos sazonais ou feriados comemorativos, tendo como premissa estruturar um ciclo de festivais que consolidarão a gastronomia local. No ano passado, o SEBRAE, em parceria com o Polo, realizou o Festival Tere de Páscoa, que reuniu 10 estabelecimentos especializados em sobremesas de chocolate.
Nesta primeira edição do festival, os restaurantes vão preparar pratos inéditos de origem inglesa com o toque, o sabor e o charme da Região Serrana e com uma história para contar sobre a cidade e suas curiosidades sempre em torno da presença dos ingleses.  Além das tradicionais degustações, servidas em mesas montadas em diferentes pontos da cidade, o evento será marcado por exposições e shows sobre a origem inglesa e sua influencia nos costumes da cidade. “O polo Teresópolis resgata com orgulho a vocação de Teresópolis para contar a historia dos ingleses que escolheram a cidade para criar comida de verdade e receber bem”, disse uma das empresárias do Polo, Elizabeth Mazzi, do restaurante Manjericão.
A expectativa é de 100% de ocupação na rede hoteleira da cidade, segundo os organizadores. O evento também vai incrementar o movimento na cidade no inverno com outras atrações. Na área de música, o trio que toca Beatles Instrumental em ritmos brasileiros – Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo fará três shows abertos em praças e locais de fácil acesso ao público. Também está programada uma exposição de fotografias de Wanderley Peres, exibe seu acervo com registros históricos de mais de 20 anos. Os visitantes mais curiosos poderão fazer passeios históricos guiados pela cidade e também um passeio ecológico até uma fazenda de verduras autêntica da região está previsto, para que o visitante sinta como eram as atividades do inglês que fundou a cidade e cuidava de sua fazenda modelo. O Festival Gastronômico é realizado e produzido pelos restaurantes do Polo Gastronômico de Teresópolis sob a consultoria do SEBRAE e tem apoio do Convention Bureau e da Associação Comercial e Industrial de Teresópolis.
A história conta que em 1818 o português de origem inglesa, George March adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda-modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto numa vasta área de terras onde construiu diversos empreendimentos como: plantações de hortigranjeiros e frutas, criação de cavalos e cabras, ovelhas aluguel de casas e hotelaria. Assim surgiu o povoado de importância estratégica no caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo também o hábito do veraneio da região. George March foi, certamente, o colonizador da cidade. Outros ingleses subiram a serra fugindo do calor da corte, no Rio de Janeiro. Outros ingleses fixaram e compraram terras na região, influenciados por George March.
Os participantes do evento: Apple Crumble – Crumble de Maçã: Willian John Burchel. Restaurante Sinhá; Apple Pie -Torta de Maçã: Joseph William More. Pousada Matitaterê; Bangers and Mash – Salsichas com Purê de Batata: John Taylor. Vila St. Gallen; Britsh Cod – Bacalhau à moda da Casa Inglesa: James Loader. Restaurante Caldo De Piranha; Cauliflower Cheese – Pizza e Gratinado de Couve –Flor: George March. Manjericão Casa de Pizza; Chicken Roast – Frango Assado no Limão e Alecrim: Richard Heath. Paraíso Agriões; Eton Mess: William Gore Ouseley. Gatto Macchiato Cat Café; English Cake – Bolo Inglês: John Luccok. Hotel Intercity Teresópolis; Faggots – Almôndegas: Tayt Sohn. Estação do Alto; Fish and Chips – Peixe Empanado e Fritas: Lord Howden. Paradise Garage; Full English Breakfast – Café Inglês Completo: Robert Walsh. Pousada Cantinho da Serra; Jacket Potatoes – Batata Recheada com Bacalhau: Henry Lynch. Restaurante Camponesa Da Beira; Afternoon Tea with Scones – Chá da Tarde com Scones: Peter Turl. Casa do Café; Shepperds Pie – Torta de Batata e Carne: Hugh Hutton. Varietá Grill; Steak a Sloper – Bife a Sloper: Sloper. Don Phillipe Gastronomia; Sunday Roast – Assado de Domingo: Charles J. Fox Bumbury. Tempêro com Arte; Frikadeller Claussen ao Molho March: Henrique Fernando Claussen e George March. È Vero; Triple Trifle: Eduard Winnie Free. Doces Húngaros; Victoria Sponge Cake – Bolo Vitoriano: Hamlet Clark. Pousada Terê Parque; Waffle and hot chocolate – Waffle com choc. Quente: William John Burchel. Restaurante Taberna Alpina; Wellington Beef – Bife Wellington: Hugh Hutton. Novilho de Ouro.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE