Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lamaçal no interior do município prejudica agricultores

População registra dificuldade e protesta contra abandono do governo municipal

Os moradores do interior do município estão sofrendo cada vez mais com o abandono e o descaso do governo municipal, enfrentando uma precariedade nas estradas que chega a beirar o absurdo. As chuvas do último final de semana fizeram o que já estava péssimo ficar ainda pior, prejudicando moradores e agricultores que precisaram praticamente realizar um rally para tentar passar pela lama e se locomover. Alguns moradores aproveitaram para divulgar nas redes sociais a indignação com o problema e também para protestar contra a falta de apoio da prefeitura. 
Exemplo claro desta situação envolveu a população de Campo Limpo, no 2º Distrito, que fizeram questão de registrar o as dificuldades e os riscos que correm com as estradas praticamente intransitáveis.  A quantidade de lama e de buracos é tão grande que o risco era grande até mesmo par quem tentava seguir a pé pelo caminho. Em um dos vídeos, um caminhão que transportava verduras ficou atolado no caminho e foi necessário que dez pessoas entrassem na lama para ajudar empurrando o veículo para conseguir seguir viagem e entregar a mercadoria.
E o festival de problemas não se resumiu a isso: entre os flagrantes divulgados, alguns carros enguiçaram no meio do caminho. Um carro acabou furando pneu e desta vez o grupo teve que se mobilizar com enxadas e pás para facilitar o trabalho de troca. Até mesmo quem tentava passar com as motos de trilhas sofreu bastante para não cair.
O abandono da população do 2º e 3º é notório e diariamente surgem novos resultados da incapacidade da gestão municipal de atender às necessidades básicas de quem paga imposto, pois muitos não contam nem mesmo com iluminação pública, apesar de terem que arcar com a contribuição embutida na conta de luz. Até para levar as crianças para estudar é algo que se torna muito complicado.


.“Cadê nossas autoridades? Não tem ônibus, não tem como transportar verduras, não tem como sair pra trabalhar, precisamos urgentemente de uma gestão que funciona de verdade. Sai do ar condicionado, prefeito, bota a cara na chuva, você deveria dar mais valor para o interior da cidade. Não é só Campo Limpo que está assim, o 2º e o 3º Distritos estão abandonados, sem condições de transportar suas produções”, relatou o morador Jefferson Charles. Esse desabafo nas redes sociais veio acompanhado de fotos e vídeos com carros de passeio e veículos de transporte de verduras se arriscando para atravessar o lamaçal que se tornou o principal acesso da localidade.
Entre os comentários, é fácil perceber que a situação é a mesma em outras localidades do interior, região responsável pela principal atividade econômica do município: “Hoje acontece com todo o interior, em Santa Rita não está diferente. Se esse prefeito quer mesmo fazer a diferença com uma "nova gestão" já teria corrido atrás de uma solução que seria unicamente um bom e eficiente asfalto. Sem falar que as crianças não tem como sair de casa para ir para a escola e toda comunidade fica sem aquele velho direito de ir e vir”, destacou Rosa Azevedo.

Agricultura familiar abandonada
Situação muito parecida foi flagrada por nossa reportagem no Brejal, que fica no 3º Distrito, onde agricultores sofrem não só com a falta de condições para escoar a produção com as estradas precárias, como também pagam uma alta conta de luz sem sequer ter iluminação pública para atender a comunidade como deveria. Além disso, os pequenos agricultores se queixam de não ter nenhum incentivo para a produção e de ainda estarem perdendo condições de dar continuidade  às feiras da agricultura familiar.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE