Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Justiça manda a Prefeitura de Teresópolis fornecer material de proteção a servidores

Governo perdeu mais uma vez na Justiça após tentar derrubar a decisão que determina a distribuição de EPI

Marcus Wagner

A Prefeitura de Teresópolis sofreu mais uma derrota na Justiça que confirmou a obrigatoriedade de fornecer equipamentos de proteção individuais contra a Covid-19 a todos os servidores que realizam atendimento ou abordagem à população. A decisão do Tribunal de Justiça confirma a sentença anterior que já determinava a obrigação de entregar os EPIs por conta da ação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT) que denunciou a situação de vários trabalhadores que estavam expostos e inseguros.
Na decisão, o Desembargador citou que por parte da prefeitura houve uma “insuficiência das medidas adotadas para providenciar os equipamentos a todos os servidores que deles necessitam”.


A prefeitura utilizou como um dos argumentos na ação até mesmo a alegação de dificuldades financeiras, enquanto o prefeito Vinicius Claussen comemora nas redes sociais ter recebido um valor recorde de verbas, fruto de seu relacionamento próximo ao governador Wilson Witzel que é do mesmo partido dele, o PSC.
O SindPMT havia ingressado com a ação após receber várias denúncias sobre a falta do Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessário para trabalhar. A argumentação do corpo jurídico do sindicato acabou conquistando uma importante vitória para os servidores públicos municipais das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública, que atuam na linha de frente de combate, prevenção e controle do coronavírus. 
Caso não cumpra com a obrigação, a prefeitura está sujeita a ter que pagar multa diária de R$ 100 mil imposta em primeira instância e confirmada pelo TJ.  No recurso o município alegou que não negou nenhum tipo de material de proteção aos funcionários, porém o problema é não ter atendido a todos aqueles que ficam mais expostos à contaminação, mesmo tendo tempo hábil e suficiente para tal. 

Confirmação da 1ª sentença
A Juíza Carla Silva Correa já havia concedido em 1ª instância a tutela de urgência para que a Prefeitura de Teresópolis fornecesse em 48 horas os produtos de higiene necessários para garantir a segurança da saúde destes servidores, porém a prefeitura recorreu da decisão.

Lista de EPI necessário
Na Secretaria Municipal de Saúde, os servidores têm direito a luvas, máscaras, N95, álcool gel 70%, óculos de proteção, materiais e equipamentos para limpeza e desinfecção dos ambientes, sacos de lixo e papel toalha. Os servidores da Secretaria Municipal de Segurança qualificados como Guardas Municipais, deverão receber luvas, máscaras N95, álcool gel 70%, capas e óculos de proteção.]

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE