Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Jogos Estudantis de Teresópolis entram na última semana

Competição envolve 2.200 estudantes, de 24 estabelecimentos de ensino do município

Maior evento esportivo escolar do município, os JET – Jogos Estudantis de Teresópolis entram na semana de encerramento registrando espírito esportivo, convivência saudável, garra e a alegria dos cerca de 2.200 jovens atletas participantes. Aberto no dia 14, as competições tiveram início no dia 17 de setembro e seguem até sexta-feira (27).  Realização da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, os JET 2019 reúnem cerca de 2.200 alunos de 24 escolas municipais, estaduais e particulares, nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.
São disputadas 13 modalidades esportivas, masculino e feminino: futebol, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, natação crawl, natação costas, natação revezamento, atletismo 100m, atletismo revezamento (bastão), corrida rústica, xadrez e damas.  Os jogos acontecem no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, nas quadras dos clubes Comary, Casa de Portugal e Várzea Futebol Clube e também na Avenida J.J. de Araújo Regadas. Conforme as competições vão acontecendo, as premiações são entregues aos vencedores de cada modalidade.

Primavera dos Museus
A Casa da Memória Arthur Dalmasso terá uma programação especial, entre os dias 24 e 27 de setembro, para celebrar a 13ª Primavera dos Museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e com duração de uma semana, a atividade tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar a importância do espaço museológico no circuito cultural, estimulando a visitação e criando um sentimento de pertencimento da comunidade com a história da cidade. Nesta terça-feira (24), a Casa da Memória vai oferecer a exposição ‘Guardiões da Memória, por dentro dos museus teresopolitanos’, fomentando a reflexão em torno do tema, escolhido pelo próprio IBRAM, para a Primavera deste ano: “Museus por dentro, por dentro dos museus”. A mostra fica aberta à visitação até o início do próximo ano. Na sexta-feira (27), a instituição realiza palestra com a geógrafa e pesquisadora, Silvia Machado de Castro, mestre em Engenharia Ambiental e especialista em Educação Ambiental.

Esvaziamento dos colégios agrícolas
“Colégios agrícolas no Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é o tema da audiência pública que as comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizam nesta terça-feira (24), às 9h, no Auditório Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. O objetivo é fazer um balanço da situação dos colégios agrícolas do estado do Rio de Janeiro. “Temos acompanhado este tema desde a legislatura passada e o cenário não era bom, pois constatamos uma ausência de políticas públicas para manutenção, incentivo e fomento aos colégios agrícolas. Tanto é assim que houve a desativação de um deles, em Itaboraí. Queremos atualizar o acompanhamento, por parte da Alerj, das iniciativas e medidas que o Governo do Estado realizou para diferenciar-se da gestão anterior, que abandonou os colégios agrícolas à própria sorte”, declarou o presidente da comissões de Ciência e Tecnologia, deputado estadual Waldeck Carneiro (PT).
Segundo o presidente da comissão de Educação, deputado Flávio Serafini (PSOL), a audiência quer dar continuidade a discussão do desenvolvimento de políticas de estado para a educação agrícola no Rio de Janeiro. “Uma parte da economia do estado está estruturada a partir da produção agrícola familiar e, por isso, o viés de profissionalização da educação agrícola é fundamental para qualificar os alunos dessas regiões, contribuindo para o desenvolvimento dessa tão importante área de produção de pequenos agricultores. No entanto, a oferta dessas unidades tem diminuído ano a ano", justificou Serafini.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE