Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

João Miguel apresenta projetos para áreas da Educação e Esportes

Vereador espera que finalmente as boas ações administrativas possam ser desempenhadas, e que a Câmara tenha possibilidade fiscalizar a aplicação do erário

Anderson Duarte

A série de entrevistas com os vereadores que assumiram o cargo recentemente em decorrência da prisão de seis componentes originais da Casa Legislativa chega nesta segunda-feira, 27, a figura do político João Miguel. Depois de três eleições com primeiras suplências, o líder comunitário tem a chance de mostrar porque ser vereador é seu sonho e como pode na frente do cargo contribuir para o crescimento e desenvolvimento da cidade. O edil falou do relacionamento dos pares de plenário e como pretende ajudar através da prática esportiva, a tirar a juventude menos favorecida do ostracismo e da desesperança que se encontra hoje. Além de um projeto na área do Esporte, João Miguel quer apresentar uma proposição de padronização das calçadas, fato que o político entende hoje estar atrapalhando o desenvolvimento turístico da cidade.
“Todos sabemos que a prática de esportes é fundamental para a saúde e o bem-estar do ser humano, em especial para nossa juventude. O esporte nos ensina valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito pelas outras pessoas. Na infância e na adolescência, essas atividades ganham uma importância maior para o desenvolvimento de meninos e meninas, sem contar que oferece um horizonte para uma juventude teresopolitana tão sem perspectivas como vemos hoje. Lotar nossas Praças públicas de crianças praticando esportes nem era para ser uma proposição legislativa, já era para ser política pública há muito tempo”, explica João. Segundo o edil, uma de suas propostas no mandato é mudar a vida de uma geração inteira que está sofrendo com a ausência destas práticas públicas abandonadas. “Eu sou de uma época em que era na praça pública que se praticava esporte. Hoje, se a criança não tiver acesso a um clube, ela não faz nada”, lamenta o edil.
De fato, o esporte na infância e na adolescência deve ser, antes de tudo, um prazer, uma brincadeira. Deve ser o momento de encontrar os amigos, se divertir e, junto com isso, aprender uma modalidade esportiva e desenvolver habilidades físicas. No momento em que a criança inicia a prática esportiva, ela obtém também benefícios sociais e psicológicos. Por meio do esporte, meninos e meninas aprendem tanto a reagir em diferentes situações, como também a se tornarem mais atentos aos processos de seu comportamento. Além disso, há ainda vantagens físicas como a prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade ou outros males crônicos que aparecem na idade adulta. Apesar de o esporte trazer grandes benefícios para crianças e adolescentes, ele tem que ser orientado de uma forma correta e saudável para que não haja uma obsessão pela competição. “Nossa ideia é deixar um profissional, ou grupo especializado na área, nestes espaços para orientar os pequenos teresopolitanos”, explica.
Além da ênfase no esporte, João Miguel também falou um assunto que ele diz ser extremamente importante para uma cidade que quer se tornar referência no turismo como Teresópolis. O edil apresentou um projeto de padronização das calçadas da cidade. “Imagine poder andar pelas nossas calçadas da cidade sem as barreiras, ou ‘pitocos’ como são mais conhecidos, sem os perigosos desníveis, sem pisos escorregadios e com toda segurança que a calçada precisa oferecer? Essa é a proposta do Projeto de Lei de Padronização das Calçadas que nós queremos aprovar na Câmara dos Vereadores de Teresópolis. É um trabalho grande e que aponta as normas existentes que precisam ser respeitadas, o processo de fiscalização desse espaço urbano, as ações de informação e conscientização dos cidadãos e poder público envolvidos no processo de uma cidade melhor, além dos prazos e formas de readequação das calçadas fora das especificações exigidas. Queremos com isso garantir a qualquer pessoa o direito de se deslocar pelo espaço público urbano de forma livre e autônoma, sem contar que nosso turista não vai levar daqui a lembrança de um tropeço na calçada, mas de uma linda e maravilhosa cidade como realmente somos”, enaltece o político.
Por fim, João Miguel fala da relação entre Executivo e Legislativo, que o político considera ter sido o principal elemento da severa crise que vivemos, mas também a maior, e mais relevante saída da mesma crise que nos afundamos. “Nós Legislativo e Executivo, temos grandes compromissos com a cidade de Teresópolis, seja pela situação que nos encontramos hoje, seja pelo fato de um Poder não caminhar sem o outro, sendo esse relacionamento necessário para o êxito de ambos os Poderes. O povo espera muito de nós, que cumpramos o nosso dever. De minha parte, meus amigos e familiares já sabem que virá de tudo para essa realização e espero que do lado do Executivo da mesma forma. Quando cheguei aqui na Câmara já sabia dos grandes desafios que viriam pela frente, mas eles não devem servir de motivo para esmorecimento ou desânimo, ao contrário, são estímulos que devem nos animar e encorajar para seguir em frente e alcançar o almejado objetivo que é o bem comum” finaliza João Miguel.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE