Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Itaú vai fechar a agência da Calçada da Fama na próxima semana

Migração de gerências e atendimentos para espaços virtuais preocupa Sindicato dos Bancários

O Banco Itaú vai encerrar as atividades da agência 6370, localizada na Calçada da Fama, na Várzea. O último dia de funcionamento no local será a próxima sexta-feira, 22. A partir dessa data, os clientes atendidos nessa unidade passarão a ser recebidos na filial da Avenida Delfim Moreira, número 296, ou em outras, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Nesse caso não haverá demissão de funcionários, com 80% do pessoal sendo deslocado para a agência 807 e o restante para outras unidades. Porém, com a previsão de futura redução de unidades para investimento em gerências virtuais, entre outros motivos, segundo anunciado nacionalmente pelo próprio Itaú e pelo Bradesco, o Sindicato dos Bancários de Teresópolis demonstra preocupação em relação à redução ainda maior do quadro de funcionários. Atualmente, as 13 agências em funcionamento no município abrigam 280 colaboradores, em um universo que já foi de cerca de 700 pessoas.
“Sabemos dessa tendência de digitalização de muitos serviços, mas, no caso dos bancos, não funciona nas cidades do interior. Como um gerente que está em São Paulo vai saber sobre as reais necessidades do cliente? Além disso, a redução da prestação de serviços diretamente nas agências, essencial para a grande maioria das pessoas, vai implicar também na arrecadação do comércio local. Quando a pessoa vai ao banco, recebe ou movimenta o dinheiro, gasta no comércio, no restaurante, faz circular”, lembra Cláudio Mello, Presidente do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, instituição que tem grande adesão local, cerca de 90% dos funcionários de estabelecimentos financeiros do município. 


“Sabemos dessa tendência de digitalização de muitos serviços, mas, no caso dos bancos, não funciona nas cidades do interior. Como um gerente que está em São Paulo vai saber sobre as reais necessidades do cliente?”, destaca Cláudio Mello
Mello lembra ainda que responsáveis pelo setor mais lucrativo do pais, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco devem fechar mais 1.200 agências juntos, até ao final do próximo ano, impulsionados pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV) tendo como argumento reduzir custos em total contradição com os resultados financeiros apurados pelo Dieese. O recordista de lucros no ano, o Itaú que já soma R$ 21,067 bilhões, fechou 3.534 postos de trabalho no período, além de extinguir 204 agências. Os três maiores bancos do país já fecharam 749 agências físicas no Brasil. O fechamento de mais unidades para o próximo ano é estimado em 800. A maior redução está no BB, que em doze meses diminuiu em 11% sua estrutura, enquanto o Bradesco e Itaú recuaram em 1,8% e 5,7% respectivamente.

Luta contra MP
Outra luta da categoria é contra a MP 905, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (11). A Medida Provisória ataca diretamente conquistas históricas dos bancários ao acabar com a jornada de 6h e permitir trabalho aos sábados e domingos, além de autorizar que empresas estabeleçam unilateralmente regras para PLR. Nesta quinta-feira (14),o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para tratar da MP e conseguiu segurar sua a implantação até que seja concluída a negociação com a representação da categoria. A próxima reunião será realizada no dia 26. “Fomos negativamente surpreendidos pela publicação desta MP, que é, na verdade, um aprofundamento da reforma trabalhista”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Para Juvandia, o texto da MP não deixa dúvidas de que alguns artigos foram incluídos a pedido dos bancos. “É a falácia do Estado Mínimo, que na verdade só é mínimo para o povo e máximo para os bancos”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE