Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Irregularidades na concessão de licenças para construções em Teresópolis

Depois de debate sobre o assunto, Planeja Terê entrega relatório à Câmara Municipal, para as providências, nesta quinta-feira, dia 1

A Associação Planeja Terê entrega, às 15h desta quinta-feira, 1, ao presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos, um relatório que lista falhas e irregularidades na concessão, pela Prefeitura, de licenças ambientais a grandes empreendimentos imobiliários, entre eles, conjuntos de prédios de Habitações de Interesse Social (HIS). De acordo com o documento, na prática, as secretarias municipais de Planejamento e de Meio Ambiente vêm aprovando licenças ambientais e de construção de projetos de prédios em bairros onde só são permitidas casas como residências.
  O relatório mostra que o município vem aplicando a Lei das HIS (LC 159/2012) sem considerar a Lei do Zoneamento (LC 25/2001), além de violar a Lei da Mata Atlântica, que deveria defender. Esta prática tem causado danos ao patrimônio urbanístico, à mobilidade urbana e à infraestrutura desses bairros, que não estão preparados para receber milhares de novos moradores. Planejar a instalação de HIS no município, por meio dos Planos Locais de HIS, é fundamental para se alcançar a meta de cidade sustentável.
Segundo o levantamento feito pelo Planeja Terê, há ainda irregularidades na compensação ambiental prevista na legislação. A Prefeitura tem aprovado licenças am-bientais com expressiva supressão de árvores sem o obrigatório reflorestamento em área equivalente à desmatada, como determina a Lei da Mata Atlântica. As irregularidades denunciadas foram observadas, especialmente nos bairros Albuquerque, Cascata do Imbuí, Posse, Várzea, Ermitage, Quebra Frascos e Cascata dos Amores.
  
  O Planeja Terê propõe no relatório mudanças para que o município disponha de uma legislação de HIS forte e robusta, que respeite a preservação do Bioma Mata Atlântica e resolva o déficit habitacional de Teresópolis, com respeito ao Zoneamento Municipal. 
  
• Oportuna ação, e reação urgente
  
  A iniciativa do Planeja Terê é oportuna, embora se saiba bem que a Câmara Municipal pouco pode interferir na questão. Embora deva interferir e não devesse ser ignorada a sua vontade, o  que se vê em Teresópolis, nos últimos anos, é o completo alijamento da sociedade representativa no debate, do plano diretor da cidade, por exemplo, preferindo os governos municipais os artifícios da cooptação ou, como o caso atual, também a completa ignorância do poder legislativo, que pouco se impõe, e não briga à altura pelas suas vontades, no caso a nossa, de ver uma cidade melhor organizada.
As licenças hoje são negociadas em balcão. Tantas mudas de árvores em troca de tanto de metros quadrados de desflorestamento. Ou o recebimento de bugingangas e outros bens de consumo para cobrir crimes ambientais, em curso ou concretizados, sem contar que a municipalidade não consegue, por despreparo ou desinteresse, avaliar os impactos que esses empreendimentos provocam, e aí se encaixam atividades comerciais, com a prefeitura criando dificuldades para uns e facilitando para outros.
Uma redação de jornal não pode numa rua porque, oficialmente, ela é tida por residencial embora tenha se transformado numa rua de comércios diversos com alvarás arranjados na surdina. Mas um supermercado pode se estabelecer de um lado da rua e ter o pátio de estacionamento do outro lado. Em que cidade uma maluquice dessa seria possível a não ser numa em que as pessoas responsáveis pelas licenças são nada além de agentes carimbadores de documentos?
O caos instalado no trânsito não é apenas culpa da quantidade de veículos, ou da ineficiência da Guarda Municipal, como justificam uns e outros, por exemplo.
A cidade é viva e está sempre em movimento. Não basta ler as linhas frias de uma lei de vinte e poucos  anos atrás para definir o que pode e o que não pode. A cidade se transforma a todo momento. É preciso avaliar as mudanças antes dos carimbadores de papel decidirem. É preciso atualizar as leis, trazendo-a para o que importa no tempo atual. Daí ser tão relevante a proposta do grupo Planeja Terê, porque areja suas ideias no ao vivo do dia-a-dia da cidade e não nos interesses que existem… por detrás dos balcões.
Faltará o prefeito que ouve apenas os seus apaniguados ouvir os vereadores, agora os porta-vozes das demandas postas a partir das avaliações deliberadas pelo grupo de discussão. Criado em março deste ano, o Planeja Terê é um grupo apartidário constituído por moradores com o objetivo de colaborar na elaboração de políticas públicas que preservem as características do município, o meio ambiente e a qualidade de vida de seus habitantes. Formada por técnicos e profissionais de diversas especialidades, a Associação Planeja Terê pretende ser um interlocutor ativo entre a sociedade civil e o poder público.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE