Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Investimento em novo Pronto Atendimento traz novidades na Ortopedia

Hospital São José apresenta nova equipe e parcerias no setor que oferece todos os procedimentos possíveis da especialidade em nosso município

Anderson Duarte

Um serviço completo, tanto em diagnóstico quanto em procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos dos mais diversos portes, esse é o novo setor de Ortopedia do Hospital São José, que nesta nova fase da instituição em termos de serviços oferecidos a população, surge como uma das maiores referências da instituição. Chefiado pelo médico Robson de Lima Pinto, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e diretor da Clínica de Ortopedia e Traumatologia de Teresópolis, a equipe do São José está entre as mais capacitadas e especializadas de todo o interior do estado, fazendo com que a oferta aos usuários locais seja tão grande e capitalizada quanto a de grandes capitais e regiões metropolitanas. Recém-apresentado à sociedade teresopolitana pela diretora executiva do Hospital, Daniela Weber, o novo corpo de especialidades da unidade se destaca pela vasta gama de procedimentos ofertados e também a adequação estrutural e investimentos promovidos. Em entrevista ao Jornal Diário na TV, Dr. Robson explica como hoje podemos garantir que Teresópolis oferece a população todos os procedimentos possíveis da especialidade em nosso município.
“Nossa equipe foi montada com muito carinho e pensando em dar conta de toda a nossa demanda, assim como também atender aos anseios da instituição, que em sinergia com as unidades de Petrópolis e Três Rios está dando um aporte muito grande a rede. Aqui em nossa cidade, o atendimento do São José é composto por uma equipe capacitada, com todos os procedimentos, dos mais diversos nos proporcionado totais condições de oferece todos os procedimentos possíveis da especialidade em nosso município, com a comodidade de estarmos em casa, com tranquilidade. Outra boa novidade desta nova etapa do Pronto Atendimento é a parceria com o Corpo de Bombeiros que vai permitir aos vitimados de acidentes de trânsito que assim desejarem sejam encaminhados para nossa unidade, que tem todo o estrutural necessário para esse atendimento de traumas. Isso está prestes a acontecer, dependendo de alguns detalhes apenas”, explica Dr. Robson.
A promoção da qualidade de vida e o combate ao sedentarismo, considerado o mal do mundo moderno, estão entre os pilares da atuação da Ortopedia nestes dias tão conturbados que vivemos. “Muitas pessoas ainda pensam na ortopedia ou traumatologia como uma atividade bruta, de cirurgias agressivas, com grandes cicatrizes, mas isso ficou no passado. Com o avanço da medicina, novas tecnologias e novos materiais possibilitam restaurar a função das articulações de forma minimamente invasiva, como as cirurgias realizadas por vídeo, que além da reabilitação mais rápida e confortável ao paciente proporciona mais celeridade ao atendimento de uma forma geral”, enaltece o médico, que também enaltece o grande número de parcerias fechadas para que o setor do HSJ possa ter toda essa gama de procedimentos ofertados.
“Uma destas parcerias que temos que enaltecer é com a empresa Zimmer, que é líder mundial no segmento e fornece em todo o planeta soluções eficazes e criativas que ajudam os cirurgiões ortopédicos a restaurar a mobilidade e a tratar nossos pacientes. São tecnologias de substituição de articulações, além de vasta gama de produtos e serviços relacionados que nos permitem ter um atendimento qualificado e estarmos prontos para atender qualquer tipo de demanda hoje na área. Esta semana mesmo, tivemos profissionais da equipe que estiveram em Miami para um treinamento especial da Zimmer, que vai nos possibilitar melhorar esse atendimento. Não é demais lembrar que a Zimmer dispõe de instalações científicas e recursos de primeira categoria e colabora com os melhores clínicos a nível mundial com o uso das melhores tecnologias, tratamentos e métodos para proporcionar cuidados ortopédicos de elevada qualidade”, explica o médico.
Algumas novas tecnologias, como a realidade virtual, por exemplo, vem ganhando inúmeras aplicabilidades no mundo da medicina atualmente e o grande beneficiado desta inovação tem sido o paciente, que pode contar com essas ferramentas para a conquista da qualidade de vida. A Ortopedia acaba sendo uma das áreas médicas que mais utilizam estes novos recursos tecnológicos em várias partes do mundo e as novidades e novos procedimentos na área estão todos disponíveis aos usuários de Teresópolis e região segundo Dr. Robson. Desde tratamentos, passando pelo atendimento de fraturas, intervenções e soluções em joelho, quadril, coluna lombar e torácica, ombro, pé e cotovelo. O ortopedista é responsável pelo diagnóstico e tratamento das deformidades e traumas que possam afetar ossos, músculos, ligamentos e articulações do nosso corpo. Desde os recém nascidos até os idosos, o ortopedista atende todas as gerações. Então, doenças congênitas, do crescimento, lesões musculares, no tendão, ligamentos, fraturas em idosos, câncer ósseo, hérnia de disco, problemas na coluna, dentre outros, fazem parte de sua especialidade. “Na área nós temos muitas especialidades, ou seja, joelho, mãos, coluna, quadril, dentre muitas outras, se por um lado isso demanda mais profissionais na oferta a população, também faz com que esses profissionais tenham uma experiência e expertise muito maior em suas áreas de atuação, e nós temos uma equipe muito qualificada”, explica Robson.
Fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 2 de janeiro de 1962, o Hospital São José cuida da saúde da comunidade de Teresópolis e toda a região serrana do Rio de Janeiro, aliando qualidade técnica a um atendimento humanizado na prestação de serviços. A Instituição atende cerca de 18 mil pessoas por mês, entre pacientes particulares, provenientes de convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS), que procuram o Pronto Atendimento 24 horas da unidade ou as consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. O HSJ também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Destacam-se ainda os dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo sete para convênios e particulares e 13 exclusivamente para pacientes do SUS, além de outros 108 leitos de internação. O Centro Cirúrgico do Hospital é amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, e realiza, em média, 450 cirurgias por mês.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE