Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inverno, do frio aos eventos turísticos para todos os gostos em Teresópolis

Estação é a que mais movimenta hotéis, restaurantes e unidades de conservação ambiental

Teve início nesta sexta-feira (21) e segue até o dia 23 de setembro a estação mais gelada do ano, o Inverno. Das quatro diferentes temporadas climáticas que marcam o ano, ela é a que mais divide opiniões. Quem curte a gastronomia, os eventos comuns nessa época e os atrativos naturais divididos nas três unidades de conservação ambiental que cercam o município, não reclama em ter que colocar um casaco a mais um gorrinho na hora de sair de casa. Já os que precisam levantar muito cedo ou tem crianças pequenas em casas, maiores vitimas das doenças comuns no Inverno, são de frequentes reclamações – inclusive nas redes sociais. Mas, mesmo com prós e contras, a estação é a que mais tem a ver com as características da nossa região, fazendo aumentar o número de visitantes interessados em curtir o friozinho da Serra e tudo que ele atrai. Durante esse período, o número de eventos consequentemente é maior e, nesta edição, separamos algumas das programações previstas para as próximas semanas, para que você se organizar para curtir bastante os dias e noites gelados – independente de ser sua estação preferida ou não. Gastronomia, carros antigos, montanhismo, música, chocolate… Há muito o que fazer em Teresópolis!

Reunião de Chefs no “Mesa ao Vivo”
Promovido pelo “Mundo Mesa”, núcleo de inteligência especializado no setor, o “Mesa ao Vivo”, maior circuito de gastronomia do Brasil, será realizado nos dias 29 e 30 de junho, no Espaço Cultural Higino (Av. Oliveira Botelho, 365, Alto). São parceiros da iniciativa o Polo Gastronômico de Teresópolis, Prefeitura e o SEBRAE na Mesa. Chefs que movimentam a cena gastronômica do Rio de Janeiro, como Thomas Troisgros (Olympe, T.T. Burger e Grupo Troisgros Brasil), João Diamante (Diamantes na Cozinha), Elia Schramm (Grupo 14zero3), Sonja Salles (NutriNew) e Alexandre Flit (BBQ Company), darão palestras durante o evento. Diretamente de São Paulo para o “Mesa Ao Vivo Teresópolis”, a chef pâtissier Carole Crema (Que Seja Doce – GNT – e Carole Crema Doces), o especialista em cafés João Carlstron (3 Corações) e a chef Priscila Nonaka (Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) também subirão a Serra. Chefs da cidade marcarão presença, como Eduardo Lage e Jhonny de Oliveira (Le Canton), Fernanda Maciel (A Mercearia e Delidilah), Henrique Mirabeau (Purus Panis), Júlio Cesar Costa (Vila Sankt Gallen), Joffre Aschar (Sir Joe Burguers), Murilo Brandão (Contemporanium Food Fusion), Phillipe Baddini (Don Phillipe Gastronomia), Rafael Estorque (Restaurante Viva Itália) e Renato Beckmann (Burrata Bistrô). Os interessados em acompanhar as palestras e vivenciar toda a experiência poderão adquirir o Passaporte Mesa. Desta forma, por um único valor, o participante terá acesso a mais de 10 aulas e degustações por dia, sempre respeitando a lotação das salas e o tempo de 1h30 entre as atividades. As escolhas e reservas de degustações e workshops serão feitos a partir das 10h, em totens eletrônicos, no próprio local.
Simultaneamente, em outro ambiente do Higino, acontecerá o Festival Farofa do Brasil, uma grande feira com o melhor da gastronomia e cultural locais, e acesso gratuito. Diversos produtores de cervejas artesanais e empresários da gastronomia se reunirão para oferecer, a preços populares, pratos e produtos tradicionais de Teresópolis e região. Também integra a programação o Jantar Magno, no dia 28 de junho. O menu degustação será executado pelos chefs Thomas Troisgros, João Diamante, Elia Schramm, Carole Crema e Eduardo Lage, do Hotel Le Canton, em Vargem Grande, que fica a 40 minutos do centro. As reservas devem ser feitas diretamente com o hotel pelo valor de R$ 180.

Encontro de automóveis antigos no Golf Clube
De 05 a 07 de julho, os gramados do Teresópolis Golf Clube recebem a 37ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis, o mais tradicional evento de antigomobilismo em realização contínua no país. Além de centenas de carros, motos e caminhões raros, estão na programação shows, mercado de pulgas, oficina in loco, gastronomia, cervejas especiais, espaço kids, sorteios e muitas novidades. Veja a programação completa no site www.amigosdoantigo.com.br

Festa do Chocolate na Casa de Portugal
De 12 a 14 de julho, será realizada na Casa de Portugal a terceira edição da Festa do Chocolate. O evento terá participação de expositores fabricantes de barras de chocolate, cupcakes, tortas, chocolate quente, strogonoff de chocolate, frutas banhadas com cobertura de chocolate, cascata de chocolate, trufas, pães de mel, chocolates com licor, produtos diets, biscoitos amanteigados, sorvete artesanal, pipoca gourmet, chopp artesanal, produtos da Serra da Canastra, entre outras delícias. Um mini workshop de confeitaria será montado em um dos pisos para atrair visitantes interessados a aprender como confeitar bolos em casa, entre outras atrações. O evento é uma iniciativa da Casa de Portugal de Teresópolis em parceria com a DMoraes Produções Eventos e os fabricantes de chocolates artesanais e doces finos de Teresópolis.

Montanhismo em exposição e nos parques
Até 1º de julho, diariamente das 8h às 18h, será possível conhecer um pouco mais sobre nossa região através de uma exposição fotográfica montada no Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo, pela secretaria municipal de Turismo. A mostra reúne imagens das unidades de conservação ambiental que cercam Teresópolis, se estendendo para outros municípios da região, e são muito procuradas principalmente nessa época do ano – a melhor para as caminhadas e escaladas. Além disso, no local o visitante recente orientações para visitar outros tipos de atrativos. “São muitas possibilidades nos três parques, para públicos de todas as idades. Somos uma cidade privilegiada com Serra dos Órgãos, Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que em julho completa 10 anos e está cada vez mais estruturado”, destaca Henrique Silva, subsecretário da pasta. “Aqui no Centro de Atendimento ao Turista também há informações sobre pousadas, hotéis e outros atrativos”, completa. 

Festa de São João na Feirinha do Alto neste fim de semana
Um dos principais atrativos de Teresópolis, a Feirinha do Alto está sendo palco da “Festa de São João – Serra Carioca” neste fim de semana prolongado. Variada programação teve início na quinta-feira (20) e segue até este domingo (23), de 10h às 20h. Os visitantes podem se divertir com brincadeiras em pau de sebo, quadrilhas, casamento na roça e música típica com talentos locais, com direito a decoração especial, fogueira cenográfica e comidas típicas nas barracas da Feirinha. A programação do fim de semana é a seguinte: SÁBADO – 10h, DJ (palco); 11h, Compondo Quadros (Setor Vermelho); 12h, Oficina de Dança (Setor Verde); 13h, Félix do Forró (Setor Amarelo); 14h, Trio de Forró (palco);  18h30, Banda de Forró (palco). DOMINGO – 10h, DJ (palco); 11h, Compondo Quadros (Setor Verde); 12h, Félix do Forró (palco); 13h, Oficina de Dança (Setor Verde); 15h30, Irio Lima (Setor Azul); 16h30, O Casamento na Roça (palco); 18h30, Edson do Acordeon e Wenderson Rosa (palco). 

Festival de Inverno do Sesc entre 19 e 28 de julho
O Sesc RJ divulgou esta semana alguns destaques da programação musical do Festival Sesc de Inverno 2019, que acontece de 19 a 28 de julho em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Duas Barras e Três Rios. Entre os nomes de Teresópolis estão Zeca Baleiro, que se apresenta dia 20, Fernanda Abreu, dia 21, Maneva, dia 25, Projota, dia 26, e Zélia Duncan, dia 27, todos no palco que será montado na Praça Olímpica. Petrópolis receberá shows do Titãs, Anavitória, Vanessa da Mata, Elza Soares, MV Bill; Nova Friburgo com Beto Guedes, Cidade Negra, Guilherme Arantes; Duas Barras terá Martinho da Vila; Três Rios com apresentações de Fernanda Abreu, Mart’nália, Zélia Duncan e o trio Chico Chico, João Mantuano e Daíra (que se apresentam também em Petrópolis e Nova Friburgo. A programação completa será divulgada ainda este mês. Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno contempla atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Além dos nomes conhecidos na cena cultural brasileira, a programação conta com maior participação de artistas locais, que nesta edição assumem mais protagonismo, sendo suporte para o mote do evento, que trata de territórios e identidade regional. Alguns desses artistas figuram inclusive nas peças de comunicação, como o teaser do site www.festivalsescdeinverno.com.br, e no tema musical do evento, gravado em estúdio na Região Serrana do Rio.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

Funcionários do Sicredi em Teresópolis falam sobre os diferenciais da cooperativa

Mudanças no trânsito de Teresópolis para evento no bairro do Alto

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE