Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inverno com frio intenso impulsiona o Turismo em Teresópolis

Baixas temperaturas inspiram ações voltadas a valorização de um dos principais atrativos do município

Marcus Wagner

Os teresopolitanos estão sentindo literalmente na pele que este inverno vem sendo o mais frio dos últimos anos, fato que também os turistas estão constatando e curtindo cada vez mais vir passar alguns dias no município. Com a frequência maior de frentes frias passando pela região, o inverno está cada bem característico, fazendo as temperaturas despencarem para menos de 10°C em várias ocasiões. Como resultado positivo deste momento, o setor hoteleiro comemora lotação máxima nas últimas semanas.
De acordo com os institutos de meteorologia, a tendência é de que a sequência de frentes frias continue a fazer com que muita gente possa se programar para poder apreciar um bom vinho e aproveitar a gastronomia da nossa região.
Uma prova de que o frio chegou com muita força é nos últimos dias está ocorrendo até formação de gelo sobre vegetação e rochas  em algumas trilhas de pontos mais elevados da cidade, como já ocorreu em um trecho da travessia Teresópolis–Petrópolis. O fato foi registrado no dia 7 de julho pela montanhista Diana Souza, que conseguiu até pegar uma grande placa de gelo e divulgou nas redes sociais dela.
“Não imaginamos que pegaríamos a semana mais fria do Ano. Às 21h do dia 06/07 já estava 0 grau. Às 3h da manhã, menos 5 graus. Às 5h30, quando o relógio despertou para ver o nascer do sol no Açu, um dia lindo, sem uma nuvem no céu e com isso um frio que nunca senti. Uma experiência sem igual. Grata por fazer a travessia mais bonita do Brasil e viver tudo que vivi! Grata aos meus amigos, sem eles essa travessia não teria nenhuma Graça”, contou Diana na postagem.
O momento tão esperado de alta temporada em Teresópolis é marcado também por algumas ações específicas e quem passa pelo centro da cidade logo percebe as chamativas intervenções. Junto aos painéis instalados pela prefeitura que demarcam a estação de inverno e de aventuras, as árvores receberam belos trabalhos de um grupo de artesãs.  O projeto Crocheterê embelezou o centro da cidade com um grande colorido e muita criatividade.  Para o subsecretário de Turismo, Henrique Silva, comemora essa iniciativa que agrega valor à imagem do município.
“Esse projeto é maravilhoso, esse ano nós fizemos um calendário, estabelecendo várias estações, estamos agora no Inverno e também na estação aventura. Algumas artesãs resolveram fazer esse trabalho maravilhoso que esse ano teve apoio do SESC”, destacou Henrique. 
O subsecretário enfatizou ainda que os representantes de diversas áreas estão fazendo um grande esforço para garantir maior projeção à atividade turística: “O inverno é muito forte em Teresópolis turisticamente falando. A nossa ocupação está ficando alta durante vários finais de semana. Começa agora o Festival de Inverno do Sesc com um programação de grandes atrativos na Praça Olímpica, isso vai movimentar a região, aquecendo a ocupação hoteleira. O polo gastronômico também está fazendo um trabalho maravilhoso e está realizando um evento que incrementa bastante. Outra coisa interessante é que estamos em plena estação de aventura, que vai até o final do ano e   temos pessoas fazendo caminhadas, trilhas. O inverno é maravilhoso, a cidade está se vestindo aos poucos para receber o turista”.

Recentemente, o Ministério do Turismo divulgou a lista de melhores destinos para visitação no inverno e as temperaturas mais baixas que cada um desses locais registrou e Teresópolis fez parte desse rol, com uma medição negativa ocorrida em 1933: 

Bento Gonçalves (RS): mínima de -4,5°C em 14 de julho de 2000

Gramado (RS): o Inmet não tem estação

Canela (RS): mínima de -3,9°C em 14/07/1972

São Joaquim (SC): o Inmet não tem estação

Petrópolis (RJ): mínima de 0,4ºC no Pico do Couto em 30 de julho de 2007

Teresópolis (RJ): mínima de -1,4ºC em 10 de junho 1933

Nova Friburgo (RJ): mínima de -1,1ºC, em 10 de junho 2011

Penedo (RJ): o Inmet não tem estação

Visconde de Mauá (RJ): o Inmet não tem estação

Campos do Jordão (SP): o Inmet não tem estação

Monte Verde (MG): mínima de -3,6ºC em 5 de agosto de 2011

O projeto Crocheterê
O Crocheterê é um projeto coletivo de arte urbana, idealizado por Marcia Filgueiras, inspirado em ações semelhantes que são feitas em outras cidades pelo mundo. É o segundo ano que é realizado e se insere no contexto do Festival de Inverno do Sesc. Com o tema “Se essa rua fosse minha…”, ele convida moradores e turistas a idealizar melhorias para os arredores de onde vivem.
No dia 14 de julho, foi feito um grande mutirão para a montagem das obras que ficarão expostas até 18 de agosto e as obras foram muito bem recebidas e são cenários para muitas fotos de quem que registrar a presença das belas formar e o colorido da paisagem em pleno inverno.
Ao final, parte desta arte, confeccionada em lã, será transformada em mantas pelo projeto Quadrados com Amor Rio e serão doadas para aquecer pessoas em asilos de Teresópolis e Rio de Janeiro.


Edição de 2019 do Crocheterê recebeu o tema “Se essa rua fosse minha” e foi muito bem recebida

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE