Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Interior mostra força política e eleitos prometem lutar pela região

Além da riqueza das lavouras, zona rural tem outras grandes potencialidades e muitos problemas

Marcello Medeiros

A renovação política confirmada nas urnas nas últimas eleições mostrou que o povo teresopolitano acredita que, para que mudanças positivas aconteçam, é preciso realmente mudar. Dos 12 vereadores, apenas quatro conseguiram a reeleição e, mesmo assim, perderam grande volume de votos em relação ao pleito anterior. O novo Legislativo, que irá atuar a partir de 1º de Janeiro de 2021, terá sete cadeiras a mais em relação à quantidade atual e, entre os 19 edis, 10 que pessoas que nunca tiveram essa oportunidade. Outro dado que chama atenção é o aumento da representatividade das comunidades do interior. Serão sete vereadores com base eleitoral em localidades do Segundo e Terceiro Distritos, sendo que três iniciarão sua carreira política na Câmara – Diego Barbosa, Fidel, e Bruninho Almeida. Já Fabinho Filé, José Carlos da Estufa, Ademir Enfermeiro e Dudu do Resgate não são novatos. Além desses nomes, outros eleitos no dia 15 de novembro tiveram votação expressiva no interior, como João Miguel (PSDB), por exemplo. Tamanha expressão em votos indica que o teresopolitano deve ampliar o olhar além da zona urbana. Afinal de contas, fica no interior uma das maiores riquezas do município, as lavouras, que abastecem praticamente todo o estado, e o turismo rural e ecológico ganham cada vez mais força devido à pressão antrópica nas grandes cidades e a necessidade de se buscar lugares mais tranquilos para passar as férias ou relaxar nos finais de semana. Porém, mesmo com tantas possibilidades e uma população volumosa, a maior parte dessas localidades precisa de melhor atenção do poder público – entrando aí a necessidade de um trabalho bem feito por parte dos vereadores.
Desde a semana passada, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV tem entrevistado os candidatos eleitos para a vaga de vereador e, nesta sexta-feira, 27, estivemos em Vargem Grande para conversar com um dos novos – e jovens – escolhidos pelos teresopolitanos para o Legislativo. O produtor rural Bruno Almeida, mais conhecido como Bruninho, falou justamente sobre a necessidade de um olhar mais atento e diferenciado para todo o interior, citando a importância de mais investimentos como grande motivador para sua campanha. “Tinha desejo de mudança, de querer trazer melhorias para nossa cidade e principalmente para o interior ter voz ativa. Lancei meu nome pela primeira vez e graça a Deus o povo abraçou. O interior é muito grande, muito forte na agricultura, e é a agricultura que move a cidade, move comércio da cidade. Se ela não vai bem, pode apostar que o comércio não irá. Mas, mesmo assim, somos poucos valorizados. Falo por mim mesmo, pois trabalho na agricultura”, destacou.
Bruninho lembrou a situação precária da principal rodovia do Terceiro Distrito, a RJ-130, e das estradas vicinais dos dois distritos, aquelas por onde diariamente centenas de caminhoneiros precisam enfrentar grandes desafios para entregar o que é colhido nas lavouras. “Estamos bem abandonados, muitos acessos ruins. Vamos lutar por isso aí. Já falei com o prefeito que vamos trabalhar com ele para ver o interior crescendo”, disse o morador de Vargem Grande, citando em seguida a importância de trabalho em conjunto com os outros vereadores do interior. 

Gratidão
Conversamos com Bruninho em uma das regiões de lavoura de Vargem Grande. Quase durante todo o tempo da entrevista, ele recebeu os parabéns e elogios dos moradores do entorno. “Esse retorno é bom demais. O povo está contente, pois o povo venceu. Sou um cara humilde, sempre fui da agricultura, nunca fui empresário como tantos aí, e vencemos muitos tubarões da política. Graças a Deus o povo venceu. Andei muito pelo interior, gastei muito meu chinelo, entrava no meio da roça e sempre era muito bem recebido. Agora é trabalhar para retribuir a confiança do povo. Tenho que agradecer primeiramente a Deus, pois se não fosse ele nada tinha acontecido, mas também à minha família, amigos, pessoas que nem me conheciam mas quando ficaram sabendo da minha história acreditaram em mim. Vou honrar os 782 votos que consegui”, pontuou. Na próxima segunda-feira O Diário vai entrevistar outro candidato do interior, Diego Barbosa, morador de Vieira eleito pelo Cidadania com 1.112 votos.

Turismo rural
Teresópolis é conhecida como Capital Nacional do Montanhismo, pois é cercada por três parques naturais e saíram do município os conquistadores da montanha mais famosa e imponente do país, o Dedo de Deus, e temos ainda o Centro de Treinamento da CBF e ricas opções de gastronomia. Mas, mudando um pouco a direção é possível encontrar dezenas de outras opções de atrativos em um nicho que cresce a cada dia, o turismo rural. Com o crescimento populacional e os problemas gerados por ela nas grandes cidades, se refugiar em ambientes mais tranquilos e cercados de áreas verdes tem sido cada vez melhor opção para os finais de semana ou dias de férias. E, nesse quesito, Teresópolis e os municípios vizinhos na Região Serrana têm um grande diferencial e oferecem possibilidades para todo o tipo de visitante.
Existem caminhos e atrativos para quem gosta de caminhar, andar de bicicleta, a cavalo ou mesmo para quem prefere o conforto do seu veículo para percorrer maiores distâncias em menos tempo. E é possível percorrer caminhos e vivenciar experiências diferentes e diferenciadas na zona rural de Teresópolis e também de municípios vizinhos. Afinal, as duas principais rodovias da região, a RJ-130 e a BR-116, são responsáveis pelas principais ligações entre cidades e permitem ainda a criação de roteiros variados cruzando esses limites ou apenas localidades de um município só. Independente do meio de condução que você escolha, pode ter certeza que terá um dia de atividade cheio e voltará para casa com vontade de continuar explorando novos roteiros.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE