Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Interior contabiliza muitos prejuízos após alagamentos em Teresópolis

Localidades do Segundo e Terceiro Distrito afetadas com transbordamento de cursos d´água

Moradores de dezenas de localidades do Segundo e Terceiro Distritos de Teresópolis tiveram muitos prejuízos nesta terça-feira, 08. Rios que cortam regiões ricas em produção rural transbordaram, destruíram lavouras e invadiram residências e estabelecimentos comerciais. A chuva forte também causou deslizamentos de terra e a força da água arrastou uma pequena ponte no Imbiú, deixando cinco residências isoladas. Além dessa localidade, no Terceiro Distrito foram afetadas Sebastiana, Mottas, Santa Rosa, São Bento e Alegria. No outro lado da zona rural, bairros vizinhos à BR-116 registraram problemas: Andradas, Serra do Capim, Pessegueiros, Campo Limpo, Holliday, Santa Rita e Água Quente, sendo o último local de endereço do mercado do Produtor Rural. As estradas que ligam esse povoado as dois distritos já estavam bastante danificadas há meses e, com as chuvas fortes dos últimos dias, ficaram intransitáveis.
Teresópolis encontra-se em estágio de Atenção e a Defesa Civil permanece de prontidão por conta da previsão de chuva para as próximas horas. O telefone de emergência 199 funciona 24 horas. Com o anúncio dos problemas gerados pelas tempestades, equipes das secretarias municipais de Agricultura, de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social foram deslocadas para o interior para realizar a liberação de estradas obstruídas por deslizamentos de terra e quedas de árvores, acolhimento de famílias que tiveram suas casas alagadas e vistorias técnicas.
“Em Santa Rosa, 10 casas foram alagadas. Cadastramos essas famílias para a entrega de cestas básicas e de roupas, entre outras ações de acolhimento”, explica Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social. “Até o momento não há desabrigados, nem desalojados. No Imbiú, ocorreu a queda de pequena ponte de acesso a 5 casas. Seguimos com as vistorias técnicas nos locais afetados”, pontua o coronel Albert Andrade, subsecretário de Defesa Civil. “Estamos desobstruindo vias públicas, cortando e removendo árvores caídas e assegurando o acesso das estradas no Segundo e Terceiro Distritos. Houve perda de produção em algumas áreas, principalmente em Mottas e em Santa Rosa, segundo levantamento inicial feito por nossa secretaria”, relata Fernando Mendes, secretário de Agricultura. 

Previsão de mais chuva
A informação do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet é que a situação continue a mesma nos próximos dias. “A associação da frente fria com essa zona de convergência do Atlântico Sul – essas nuvens que avançam em direção ao litoral, ao oceano – ainda deve permanecer nos próximos dias. A frente fria deve atingir o litoral norte do Rio de Janeiro. Temos um aviso de chuva intensa de cor laranja para grande parte da região do Rio, principalmente o sul do estado, a região centro-sul, a Serrana e também aqui no Rio de janeiro”, informa a meteorologista Marlene Leal. Ainda de acordo com Marlene, o aviso laranja significa chuva de 30mm a 60mm em uma hora ou uma chuva de 50mm ou 100mm em 24 horas. “Na parte norte, esse aviso é também de chuva intensa, mas na cor amarela, que representa chuva de 20mm a 30mm em uma hora ou 50mm em 24 horas”, complementou.
Entre terça e quarta-feira, a chuva forte em Nova Friburgo provocou acúmulo de 89,8mm em 24 horas, causando muitos alagamentos e deslizamentos na cidade vizinha. Na região de Paraty, na Costa Verde, chegou a 64,8mm de precipitação no mesmo período e, em Niterói, na região metropolitana do Rio, de 83,4mm. Já em Teresópolis, houve acumulado de 30mm. “Continua um acumulado bem grande em todas essas regiões”, acrescentou a meteorologista.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE