Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Integração começa a funcionar neste domingo

Linha do Imbiú é a primeira a receber o sistema em Teresópolis. Com uma passagem, usuários poderão percorrer toda a cidade

Anderson Duarte

A partir deste domingo, 02, a cidade de Teresópolis experimenta sua primeira linha integrada no transporte público coletivo. Os moradores da localidade de Imbiú, no terceiro distrito, usuários dos cartões da RioCard Vale Transporte e Bilhete Único, terão a possibilidade de percorrem toda a cidade através de uma única passagem, ou seja, com o desconto de apenas uma tarifa no saldo de seu cartão, o morador poderá viajar para qualquer bairro do município, atendido pelas Viações Dedo de Deus e Primeiro de Março. O antigo sonho do usuário do transporte público começa a se tornar realidade e em breve, todo o município poderá contar com a tecnologia. A integração tem validade de duas horas e não precisa ser feita em um espaço específico, podendo o usuário embaraçar em qualquer ponto da cidade.
A escolha pela Integração Temporal, como é conhecida essa modalidade de integração, foi feita para esta primeira linha em caráter experimental, e facilita a vida do usuário, já que de qualquer ponto em um mesmo sentido de viagem, poderá ser feito este embarque com apenas uma passagem sendo descontada. Neste primeiro momento, apenas a linha do Imbiú x Rodoviária dará essa possibilidade de integração, entretanto, a direção das empresas espera que as mudanças necessárias no sistema viário de algumas localidades pela municipalidade possam ser concretizadas para que toda a gama de linhas oferecidas aos teresopolitanos hoje possam contar com a possibilidade de integração. Segundo a direção técnica, apesar da grande quantidade de linhas, a integração total, em cem por cento dos carros, não é um sonho distante, pelo contrário, é amplamente possível, com todo o estudo de impacto já realizado e apresentado a municipalidade.
A integração temporal é uma opção de sistema integrado, através da qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, fora de um terminal de integração, desde que se passe na catraca do ônibus seguinte dentro de um determinado período de tempo e obedeça ao sentido unidirecional, ou seja, no mesmo sentido, não cabendo nessa integração as viagens de ida e volta, por exemplo. “Apenas os usuários dos cartões estão habilitados para realizar a integração, já que a opção da integração temporal está associada ao débito de créditos eletrônicos armazenados em cartões, como o RioCard. Desta forma, os usuários que possuem o cartão vale transporte, estudante e cidadão, desde que contendo saldo de créditos eletrônicos, poderão se beneficiar da integração temporal”, explica Jorge Martins, gerente operacional da empresa.
E é bem simples utilizar o sistema: “No primeiro ônibus que pegar, por exemplo, vindo do Imbiú, o usuário terá debitado o valor de uma passagem no cartão vale-transporte e cidadão eletrônico, como de praxe. O próprio sistema já grava no cartão os dados referentes à data, hora, linha, sentido e tempo de integração de duas horas. Tudo automático. Depois, o usuário desce na parada onde pretende embarcar em outro ônibus de outra linha, como na Várzea, por exemplo, e ao entrar no segundo ônibus, em direção ao Soberbo, ao passar o cartão no validador, todas as informações referente à integração temporal já estarão disponíveis, portanto, o validador verifica se a linha e sentido desse segundo ônibus pode integrar com a linha e o sentido do primeiro ônibus, tomando por base a matriz de integração. Logo em seguida a catraca é liberada sem ser debitada uma nova passagem”, explica Martins. Quem ainda não possui o cartão RioCard, basta procurar a unidade de atendimento da empresa, que fica no centro da cidade, na Avenida Feliciano Sodré 1150, Várzea, para providenciar seu cartão e poder usufruir de todos os benefícios da integração, que muito em breve estará disponível para toda a cidade. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE