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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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INSS: Teresópolis ainda sem atendimento presencial

Segundo o Instituto, agências da Região Serrana continuam em "regime de adequação"

Teresopolitanos que precisam dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia do governo federal vinculada ao Ministério da Economia, continuam passando grandes dificuldades e sem poder contar com atendimento presencial. Fechada desde o início da pandemia da Covid-19 no país, portanto desde meados de março, a agência localizada na esquina das ruas Manuel Madruga e Monte Líbano, na Várzea, não tem sequer previsão para reabertura. Quem procura a unidade, em frente à Praça Olímpica Luís de Camões, encontra a portaria trancada e grande número de avisos para a utilização dos canais virtuais de atendimento ou pelo telefone 135, sistemas que continuam sendo de muito dificuldade de acesso para a grande maioria dos brasileiros. Em consulta ao portal do INSS, que tem página exclusiva para informar a situação de cada posto de atendimento, é informado que a agência de Teresópolis está em “regime de adequação”, assim como ocorre nos outros dois grandes municípios da Região Serrana, Petrópolis e Nova Friburgo. A agência mais próxima aberta é a de Guapimirim.
Para atender a grande demanda via telefone, o INSS diz que está em processo de contratação de mais uma central de atendimento para que seja otimizado o atendimento pelo 135. “Após a contratação, será aumentado em 30% a capacidade de atendimento através do canal”, destaca o Instituto, informando ainda que o excesso de procura tem gerado problemas no sistema. “Essa tecnologia, para as centrais que atendem o 135, otimizará o tempo de espera, transferindo automaticamente a ligação para a central que esteja menos sobrecarregada, fazendo com que o atendimento seja mais rápido e eficiente”, pontua.

Reagendamento de perícias
O módulo para reagendamento de perícias médicas na plataforma “Meu INSS” – desenvolvida pela Dataprev, foi disponibilizado no último fim de semana. Para utilizar o serviço no celular é necessário atualizar o aplicativo para a nova versão disponível nas plataformas mobile (iOS e Android). As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente nas agências do INSS em todo País. Importante reforçar que só serão atendidos segurados com agendamento feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
A realização de perícia é necessária para a concessão de vários benefícios como: Auxílio-doença, Aposentadoria por Invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.O agendamento pode ser realizado pelo segurado por meio de três canais: site “Meu INSS”; aplicativo de celular “Meu INSS” e pela Central telefônica 135.
Veja o trâmite: 1- Acesse o aplicativo ou site do “Meu INSS”; 2 – Efetue o login na plataforma; 3 – Clique em “Agendar Perícia”; 4 – Selecione uma das opções: “Perícia inicial”; “Perícia de prorrogação”; e “Remarcar perícia” (reagendamento); 5- Siga os próximos passos e finalize o agendamento. O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção 
“Agendamentos/Solicitações”.
Mesmo com a volta da perícia nas agências, ainda é possível pedir antecipação do auxílio-doença ao INSS, de forma remota, até 31 de outubro. Neste caso o segurado deve anexar um atestado médico junto ao requerimento, feito, exclusivamente, pelo “Meu INSS”. Saiba como pedir antecipação

Prorrogada a interrupção de bloqueio 
Uma portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 15, prorrogou a interrupção do bloqueio, por falta de comprovação de vida de seus beneficiários, dos créditos de benefícios que têm como destino pessoas residentes no Brasil ou no exterior. Segundo a portaria nº 1.053, de 13 de outubro, a prorrogação da interrupção desses bloqueios vale, a princípio, por mais uma competência (outubro de 2020). Assim sendo, só a partir de novembro que o beneficiário correrá risco de perder o benefício, caso a medida não seja novamente prorrogada ou caso ele não faça a comprovação de vida.
O INSS esclarece que essa interrupção não prejudicará a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o instituto e a rede bancária pagadora de benefícios. Com isso, a comprovação de vida junto à rede bancária deve ser feita normalmente. Ainda segundo a portaria, o encaminhamento das comprovações de vida realizadas pelos residentes no exterior deve ser feito junto a representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior ou por intermédio do preenchimento do Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS. Esse formulário precisa ser assinado na presença de um “notário público local e devidamente apostilado pelos órgãos designados em cada país, para os casos de residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros”.

 

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Edição 28/03/2024
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