Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea vai limpar quatro quilômetros do Paquequer

- Promessa é que o Córrego Príncipe, na região da Posse, também receberá serviço

Retomado pelo Governo do Estado no dia 12 de janeiro, data que marcou os 10 anos da tragédia das chuvas na Região Serrana, o Programa “Limpa Rio”, executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), segue em trechos do Rio Paquequer, na região da Várzea. A nova etapa do programa foi lançada pelo governador em exercício Cláudio Castro, quando ele e equipe de secretários estaduais despacharam do Gabinete Itinerante em Teresópolis, anunciando a retomada da limpeza do Rio em área próxima à antiga fábrica Sudamtex.

Nesta segunda-feira, 25, o serviço foi realizado até a altura da Rua José Correia da Silva Junior, e prosseguiu na terça, 26, na região da Rua Duque de Caxias e áreas próximas, também no Centro da cidade. “Conforme anunciado pelo secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o programa abrangerá quatro quilômetros de extensão do Paquequer e também o Rio Príncipe, na região dos bairros Posse e Cascata do Imbuí”, divulgou a Assessoria de Comunicação da PMT nesta quarta-feira, 27. Não foi informada sobre intenção de limpeza em outros rios, como o Meudon, e os que atravessam localidades do Terceiro Distrito, por exemplo.

O Paquequer
Muitos teresopolitanos desconhecem, mas o nosso principal curso d´água nasce no alto da Serra dos Órgãos, nas proximidades da montanha conhecida como São Pedro e o Mirante do Inferno, que tem esse local por permitir excelente vista para a Agulha do Diabo. Após uma longa distância protegido pelo PARNASO, o Paquequer começa a sofrer com a ação antrópica a partir da ponte da Avenida Rotariana, ao lado justamente da portaria do Parque. Dali em diante, sofre com o despejo de esgoto e lixo de todo o tipo, até desaguar no Rio Preto, em Providência, sendo estimada em aproximadamente 30 quilômetros a sua extensão. Além da região central do município, é necessária a intervenção do INEA em outros pontos, como nas proximidades do Corte da Barra e Paineiras, onde o assoreamento e o curso natural do rio, com muitas curvas, dificultam o escoamento rápido da água.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE