Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea retoma obra de duplicação da Ponte do Imbuí

Demanda antiga das comunidades da região, serviço deve ser concluído até o mês de agosto

Na última segunda-feira, 08, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início à preparação do terreno onde será construída a ponte sobre o Rio Imbuí que dará acesso aos bairros do Caleme, Parque do Imbuí, Granja Florestal, Cascata do Imbuí, Posse e Campo Grande, entre outras localidades. Nessa primeira etapa está sendo limpeza e levantamento topográfico, e, ainda esta semana, o órgão ambiental estadual iniciará a sondagem (investigações geotécnicas) e a mobilização do canteiro de obras para a execução das intervenções. De acordo com nota divulgada pela Assessoria de Comunicação do Inea, a previsão é concluir o serviço em agosto deste ano. A ampliação da passagem de veículos é uma demanda antiga dessas comunidades. “Esse processo todo que está acontecendo foi através dos presidentes das associações de moradores do Caleme, Parque do Imbuí, Cascata do Imbuí e Posse, que vem fazendo reuniões entre presidentes das associações, o prefeito Vinícius e o Governador Cláudio Castro e INEA”, relata Lucinéia Silva, da NAMAC (Nova Associação de Moradores e Amigos do Caleme).

Em agosto de 2019, equipes da Secretaria Estadual de Obras retomaram a  demolição de imóveis construídos nas margens do rio Quebra-Frascos, na localidade conhecida como Ponte do Imbuí. “O objetivo da derrubada, prevista já há alguns anos, é permitir a duplicação da passagem de veículos que atende a dez comunidades da região, bairros duramente afetados na maior catástrofe natural do país, a Tragédia de 12 de Janeiro de 2011. O trecho em questão recebeu algumas obras meses depois da impressionante enxurrada, a principal delas a canalização de parte do rio, que recebe ainda água de pequenos cursos d´água oriundos do Parque do Imbuí e Caleme”, divulgou O Diário no dia 21 daquele mês. 
A pequena passagem chegou a ser parcialmente interditada alguns anos antes da Tragédia, por problemas em sua fundação. Mesmo com a construção de uma passagem para pedestres em uma das laterais, o trecho ainda é bastante estreito para o volume cada vez maior de veículos. Importante destacar que é o principal acesso de bairros como Posse, Cascata do Imbuí, Caleme, Parque do Imbuí, Granja Florestal, Salaco, Salaquinho, Campo Grande e Dente de Ouro. Sem essa ponte, é preciso dar volta por uma longa distância para acessar o Centro, via Arrieiro, por estradas bastante precárias, ou por dentro de um condomínio no Caleme, vizinho à BR-495, o que dependeria ainda de entendimento com a administração.

Outro problema
Além da duplicação da ponte, moradores dos bairros citados atentam para outro problema que deveria entrar em pauta: A criação de outro acesso. Todo o fluxo dessas comunidades só tem um destino, a Avenida Presidente Roosevelt. Atualmente, mesmo sem aulas presenciais, o trânsito costuma ficar bastante engarrafado em alguns horários, como no início da manhã. Com o retorno dos estudantes e inauguração de empreendimentos imobiliários naquela região, a tendência é os engarrafamentos piorarem drasticamente, inclusive em outros horários. Até o dia 11 de janeiro de 2011, véspera da Tragédia, havia uma passarela ligando outro a Cascata do Imbuí ao bairro do Golfe. A enxurrada na madrugada do dia 12 levou a pequena ponte e, desde então, o trecho em questão foi esquecido. Nesse local poderia ser pensada uma nova passagem de veículos atendendo Cascata do Imbuí, Posse, Campo Grande, Granja Florestal, Salaco e Salaquinho, que consequentemente desafogariam o trânsito na Ponte do Imbuí.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE