Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea realiza Cadastro Ambiental Rural em Teresópolis

Moradores do entorno do Parque Estadual dos Três Picos devem atualizar dados

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Gerência do Serviço Florestal (GESEF), iniciou no mês de novembro de 2018, o Projeto “CAR nas UCs”. O projeto consiste na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis rurais localizados no interior e na zona de amortecimento das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais, financiado com recursos da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), operado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) e executado pela empresa Ambientagro Engenharia.
O CAR é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.  Esse cadastro é o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental do imóvel, sendo as informações cadastradas, recebidas, integradas e gerenciadas pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).
A inscrição do imóvel no CAR, além de cumprir a obrigação legal, garante inúmeras vantagens aos proprietários/possuidores, tais como: comprovação de regularidade ambiental do imóvel; segurança jurídica; acesso ao crédito agrícola; potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural e acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). 
As Unidades de Conservação contempladas são: Parque Estadual Cunhambebe; Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba; Parque Estadual do Desengano; Parque Estadual da Lagoa do Açu;  Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba; Parque Estadual da Pedra Branca; Parque Estadual do Mendanha; Área de Proteção Ambiental do Mendanha; Parque Estadual dos Três Picos; Reserva Biológica de Araras; Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu; Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima; Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba; Parque Estadual da Serra da Concórdia.
Além da execução dos CAR, a equipe do projeto realizará palestras de esclarecimentos sobre o tema e a capacitação de agentes públicos e privados, visando ampliar a rede de atendimento aos proprietários e posseiros de imóveis rurais.
Em caso de dúvidas, envie e-mail para: car.gesef.inea@gmail.com ou ambientagrorio@ambientagro.com.br ou entre em contato com a Gerência do Serviço Florestal (GESEF), pelo telefone: (21) 2332-5521 ou Ambientagro Engenharia, pelo telefone: (21) 99594-1654.

CRÉDITO E LEGENDA

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE