ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Inea intensifica fiscalização no Parque Estadual dos Três Picos

Data: 06/05/2020

A direção do PETP informa que vai continuar monitorando a região com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de respeitar o isolamento social - Divulgação PETP

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, deu início, no Feriado do Dia Internacional do Trabalho e no fim de semana seguinte, a operações no Parque Estadual dos Três Picos com o objetivo de vistoriar trilhas e atrativos localizados Teresópolis e Nova Friburgo, dois dos municípios abrangidos pela unidade de conservação. Fiscais têm proibido a entrada de veículos, bem como a visitação, orientando as pessoas sobre a importância de respeitar o período de quarentena, e sobretudo, as comunidades vizinhas ao PETP. Já na primeira vistoria, a equipe fechou, com cadeados, as porteiras que dão acesso aos atrativos do Núcleo Salinas, instalou sinalização e afixou cartazes com informações sobre o Decreto Estadual que instituiu o isolamento social  e outras medidas. 
Na localidade conhecida como Vale dos Deuses, entre Teresópolis e Nova Friburgo, além da orientação, uma dupla de guarda-parques permanecerá no local para vigilância. “Vamos continuar monitorando a região, com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de respeitar o isolamento social. É importante que a população colabore, evitando aglomerações”, destacou a gestora da unidade de conservação, Mayara Barroso de Faria. “Pedimos que as pessoas fiquem em casa e lembramos que em breve o parque estará de portas abertos para recebê-los”, completa a Chefe do PETP.
A fiscalização conta com o apoio da Unidade Policiamento Ambiental (UPAm) localizada no parque. Com 65. 113 hectares de área de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Foi criado em 2002 com o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica em território fluminense da Serra do Mar bem como a manutenção das nascentes e rios que abastecem as cidades vizinhas.

Respeito às comunidades
Além do Parque Estadual dos Três Picos, as outras duas unidades de conservação ambiental que protegem grandes áreas no município estão com os portões fechados, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo e principal atrativo a Pedra da Tartaruga. Seguindo as previsões de afrouxamento de medidas restritivas anunciadas até o momento, os parques devem ser os últimos a serem liberados. Portanto, não há sequer previsão de retomada de atividades em qualquer um dos três citados. Além de seguir as determinações para não atravessar porteiras ou trilhas, mesmo em locais que não estejam nos limites de unidades de conservação ambiental, é preciso respeitar as comunidades no entorno das montanhas, formadas em sua maioria por pessoas que buscam o bom convívio com os montanhistas e podem estar preocupadas com a propagação da Covid-19. As formações rochosas, as trilhas e cachoeiras continuarão lá. Ficar um período distante é fundamental para diminuir as chances de disseminação da doença, manter a política da boa vizinhança e o respeito com o próximo.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadores do Rio aprovam testagem de covid-19 em escolas

Morreu Ivo Salvador de Albuquerque

Morreu aos 62 anos o médico José Carlos Porto

STF valida restrição para operações policiais no Rio

Rio mantém cronograma de desmonte de hospitais de campanha

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy