Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea inaugura primeira Academia Nacional de Guarda-parques

Estrutura vai contemplar servidores e público em geral, incluindo oficinas educativas para crianças

A primeira Academia Nacional de Guarda-Parques do Brasil foi inaugurada no sábado, 31, no município de Guapimirim. O dia mundial do guarda-parque é celebrado na mesma data e a realização do evento também homenageou os profissionais da área. A escola está localizada no Núcleo Paraíso, dentro do Parque Estadual dos Três Picos, e ficará aberta para diferentes públicos quando as medidas de restrição por conta da pandemia se tornarem mais brandas. A estrutura servirá tanto para servidores públicos quanto para pessoas que não integram a esfera pública estadual, municipal e federal. Até mesmo as crianças serão contempladas com a inauguração da academia por meio de oficinas educativas. – Essa é uma conquista importante para os guarda-parques e também para o meio ambiente. Através dos treinamentos, capacitações e cursos teremos profissionais cada vez mais preparados para trabalhar pela preservação ambiental – destaca o presidente do Inea, Philipe Campello. 

O principal objetivo da academia é formar protetores do meio ambiente e capacitar cada vez mais integrantes de órgãos que já atuam combatendo incêndios, fiscalizando denúncias e exercendo a proteção da fauna e flora brasileira.  – Os protetores vão ter uma academia que vai se chamar APUMA – Academia de Protetores de Unidades do Meio Ambiente. Essa APUMA vai ter o símbolo com uma sussuarana, que é o nosso puma (Puma concolor). Esse é um espaço importante para oferecer treinamentos aos guarda-parque e orientá-los para todos os tipos de ocorrências – explica o tenente-coronel Alex Alves, gerente dos guarda-parques do Inea. O grupo também será homenageado no local pela celebração internacional da função tão importante para a preservação do meio ambiente.
A academia possui uma grande estrutura com diferentes áreas para treinamentos e cerca de 54 alojamentos com camas e armários para os alunos que estiverem em realizando algum curso na localidade. Um dos planos futuros é realizar intercâmbios com academias de outros países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Portugal para trocar experiências e saberes sobre a proteção do meio ambiente.

A importância da profissão
Os guarda-parques são fundamentais para as unidades de conservação, pois exercem relevante papel na fiscalização e na prevenção a incêndios florestais, em ações de educação ambiental, além de garantir a segurança dos visitantes, dentre outras tantas atividades. Esses profissionais desempenham as mais variadas atribuições no interior e no entorno dos parques estaduais. Dentre as funções que exercem estão também o resgate e manejo da fauna silvestre, busca e salvamento, manejo de trilhas e apoio operacional aos servidores competentes para exercer o poder de polícia ambiental.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE