Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Imunidade e suplementação, o perigo do consumo de vitaminas

Procura por vitaminas para o aumento da imunidade vem crescendo, mas requer atenção aos riscos de uma hipervitaminose

Nina Benedito

A procura pelo aumento da defesa do sistema imunológico vem crescendo consideravelmente, muito por conta da pandemia da Covid-19. Contudo, as pessoas vêm se automedicando com vitaminas das mais diversas e acabam extrapolando nas dosagens, consumindo muitas vezes os mesmos suplementos e quantidades e dosagens diferentes, o que pode acarretar em uma hipervitaminose. A orientação é que a pessoa que queira fazer uma suplementação de vitaminas em busca do aumento da sua imunidade procure o seu médico ou o farmacêutico. Nas drogarias ou farmácias de manipulação o profissional pode dar as orientações sobre a vitamina mais adequada, verificar se não está repetindo a mesma formulação, se não está tomando Zinco três vezes ou vitamina C quatro vezes, por exemplo, uma vez que mesmo já tendo a prescrição de médico ou nutricionista, é muito comum a procura por mais uma alternativa. Em recente entrevista ao “Programa da Nina”, na Diário TV, Fábio Resende, farmacêutico da Biomolecular, falou sobre o assunto com propriedade. “Não é o caminho ideal para que a gente possa fortalecer esse sistema imunológico. Isso é muito individual e a gente sabe que pra essa procura, você precisa consultar um médico para realizar exames clínicos laboratoriais. Pelos exames clínicos, a gente já tem um norte, e saber qual caminho e direção tomar”, explica o farmacêutico.


Ainda segundo Fábio, não existe um sintoma ou sinais específicos que vá determinar a baixa do sistema imunológico, a não ser aquelas pessoas que já tem uma doença auto imune, lúpos, artrite reumatoide, diabetes adquirida, diabetes tipo 1, enfim, várias outras patologias que podem já prejudicar por si próprio o sistema imunológico, mas as pessoas que não tem essas patologias, essas doenças crônicas, quando começa a apresentar uma baixa no sistema imunológico, se vê um sinal clássico que é um constante resfriado,muito sono, cansaço físico ao extremo, perda de apetite principalmente na hora das principais refeições.

 

A baixa imunidade
“O sedentarismo é também um dos fatores que podem levar a baixa do sistema imunológico. Então, ficar o dia inteiro dentro de casa, 24 horas vendo televisão, isso tudo pode gerar um prejuízo. E o que pode melhorar como alternativa, o que eleva esse aumento, é você ter uma vida regrada, com atividade física, que estimula principalmente os macrófagos, que são as células de defesa do nosso organismo, uma boa alimentação, rica em frutas, legumes, verduras, alimentos que são ricos em fitoesteróides compostos de bioativos que vão ativar o sistema imunológico e mantê-lo constante”, explica Fábio. Essas são as alternativas que deveríamos seguir como essenciais em nosso cotidiano. Contudo, esses desconfortos podem ser causados por um nível de desmodulação hormonal, podendo ser um aumento do cortisol, ou ainda a diminuição da testosterona, o que pode ser detectado em um exame clínico, por isso, não se auto diagnostique, a orientação é essa. 

Risco das vitaminas em excesso
“Principalmente agora nessa época, a vitamina C, D e o Zinco, é que pode causar algum dano a saúde. Quando se compra aquele suplemento na drogaria, e ele diz ‘suplemento de Zinco’ ou ‘suplemento de vitamina C’, porém as pessoas não se atentam a composição desse suplemento, e aí ele é vitamina C, mais D, mais Zinco e mais outros componentes ativos, que às vezes você já está suplementando de outra forma, então não há necessidade”, enfatiza o farmacêutico. “O pensamento principalmente das pessoas, é que ‘quanto mais eu tomar suplemento, mais eu estou protegido, quanto maior essa dose, melhor vai ser pra mim’, e não é. Tem pacientes já na nefrologia em Teresópolis, que fazem tratamento por excesso medicamentoso, principalmente por vitamina também, então não são todos os casos, isso é um fator, um conjunto de ações que levam a essa situação, mas se você consome todos os dias 1 grama de vitamina C, o seu rim não vai dar conta de eliminar isso, por isso que a gente fala que a prescrição é uma dosagem individualizada, de acordo com a necessidade de cada um”, completa.
É preciso ter cuidado com o que se consome, porque você pode prejudicar o fígado e o rim ao mesmo tempo. O nosso corpo tem receptores em quantidade limitada, somente para captar a necessidade do nosso organismo, sendo assim, não há necessidade de suplementar em altas doses o tempo todo. “Vamos supor que o seu organismo absorva 100 miligramas, e todo o resto fique solto em sua corrente sanguínea, ele vai se ligar onde não são para se ligar, e aí ele começa a gerar o efeito colateral, e acontece com todos os medicamentos. Ou seja, se a pessoa estiver tomando vitamina em excesso, essa vitamina que você acha que é o mocinho, vai virar um vilão dentro do seu organismo, justamente pelo excesso dele que está livre na sua corrente sanguínea”, explica o farmacêutico.

Procure o seu médico
O caminho ideal é realizar um exame de sangue  para dosar essas vitaminas de forma correta, e verificar a necessidade de suplementação de acordo com cada organismo. É sempre importante ter uma boa orientação, ainda que a internet ofereça várias opções, várias sugestões, várias informações, é preciso saber filtrar cada uma delas, uma vez que depois que o fígado e o rim são prejudicados, é difícil reverter essa situação, e são órgãos extremamente importantes para o metabolismo e eliminação de tudo que se consome. 

Papel do farmacêutico
O farmacêutico é um profissional habilitado pelo Conselho Federal de Farmácia para dar assistência à saúde, embora não possa realizar um diagnóstico, ele pode complementar a clínica de outro profissional. “O papel do farmacêutico na farmácia de manipulação, que é um atendimento diferenciado da drogaria, pode avaliar os exames clínicos laboratoriais que foram prescritos por outros profissionais e orientar o paciente, podem prescrever suplementos, vitaminas, aminoácidos, minerais, fitoterápicos, com o intuito de complementar. Essas orientações, o farmacêutico pode sim fazer a sua anaminese farmacêutica, dentro dessa avaliação. O profissional analisa a necessidade, e se houver, o farmacêutico consegue complementar sem interferir na prescrição de outro profissional”, destaca Fábio. 

A farmácia de manipulação 
A farmácia Biomolecular disponibiliza os serviços de atenção farmacêutica, orientando, prescrevendo se for o caso ou não, indicando e direcionando para outro profissional se necessário. “Temos um trabalho em conjunto com as outras especialidades exatamente pra isso, porque ninguém trabalha sozinho, cada um tem a sua atividade específica, e cada um complementa o outro”, pontua o profissional.

Aumentando a imunidade
O primeiro passo é ter uma alimentação regrada, consumir bastante água e se for suplementar, procurar um profissional, médico, farmacêutico ou nutricionista, que saiba te orientar a respeito dessa suplementação.  A Biomolecular fica localizada na Avenida J.J de Araújo Regadas, 143 – Centro. Telefone (21) 2742-3535. No Instagram, o endereço é o @ farmaciabiomoleculartere

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE