Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Idosos precisam redobrar a atenção com a saúde durante o verão

Cuidado com a hidratação e o aumento da temperatura do corpo são algumas preocupações

Luiz Bandeira

Com o verão e com a consequente elevação das temperaturas, os idosos precisam estar atentos a alguns sinais que podem causar graves problemas de saúde. Com o processo de envelhecimento diminui a quantidade de água no corpo, há uma redução da sensação de sede e da capacidade de transpiração, como consequência a essa exposição ao calor do verão, o indivíduo perde sais minerais e desidrata. Com consultório em Teresópolis, Dr. Yussef Abrahim, médico especialista em geriatria formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, esclarece dúvidas sobre os malefícios que o calor provoca nos idosos. Ele indica que a partir dos 40 anos começa o processo de envelhecimento do corpo e as altas temperaturas podem trazer graves consequências para pessoas idosas, sobre tudo aquelas que já apresentam algum problema de saúde.
“O principal problema causado pelo calor em excesso é a desidratação, pois o idoso fica muito mais suscetível, devido às mudanças corporais que ele sofre com o processo de envelhecimento. É importante ter atenção no consumo de alguns alimentos, que precisam estar sempre frescos, observando validade e condições de armazenamento, pois com o verão aumentam em muito os casos de idosos atendidos em seu consultório, que apresentam quadro de infecção, principalmente gastrointestinais e diarreias infecciosas”, destaca Yussef.
Um dos sinais que o idoso apresenta quando está desidratado é verificado quando ele passa a eliminar menos urina. O especialista indica que para saber se a hidratação do idoso está sendo adequada é necessário verificar a concentração da urina. “Se estiver com coloração mais escura é um sinal de alta concentração, aí está na hora de aumentar a hidratação do idoso”, explica. Ele diz ainda que outros sinais que devem ser observados podem ser notados na pele que perde elasticidade, na boca que fica mais seca e nos olhos mais ressecados. 

Problemas renais
Os familiares precisam sempre ficar atentos ao menor sinal, pois a principal consequência para a desidratação é a insuficiência renal, o médico diz que existem casos que evoluem para uma insuficiência renal aguda, que é quando a pessoa para de eliminar urina. “Nesses casos muitas vezes há a necessidade de uma abordagem mais urgente levando, há longo prazo, até a uma hemodiálise”, alerta Yussef.
É recomendado para amenizar os efeitos do calor no idoso, usar roupas leves, confortáveis, sempre evitar a exposição solar a partir da 10h até às 16h, se hidratar bebendo bastante líquido, pelo menos dois litros de água por dia e consumindo frutas refrescantes como melancia e melão, e buscar temperaturas mais agradáveis.
Uma dos maiores riscos decorrentes do calor é quando a pressão arterial cai repentinamente, aumentando o risco de quedas e traumas, que podem ser muito sérios em idosos. O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos André Uehara lembra ainda ao idoso que têm o hábito de fazer atividades ao ar livre para preferir os horários com temperatura mais amena, usar protetor solar e bonés.

CRÉDITO E LEGENDA

Rodrigo Medeiros

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE