Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

HSJ reforça campanha “O Que Importa Para Você?”

Movimento tem o objetivo de aproximar paciente, família e profissionais da saúde para reduzir o sofrimento de quem está internado

Cuidar com amor é uma marca do Hospital São José (HSJ), que se reflete diariamente no trabalho das equipes junto aos pacientes. Não é raro, por exemplo, passar pelo pátio da Instituição e encontrar a equipe de enfermagem com pacientes tomando sol. Essa e outras ações fazem parte da campanha "O Que Importa Para Você?", que nasceu em 2010 no Institute for Healthcare Improvement, nos Estados Unidos, e ganhou ressonância primeiro na Europa, em países como Noruega e Escócia, que fizeram do dia 6 de junho a data oficial para disseminar anualmente essa filosofia de tratamento baseada nas necessidades e no conforto emocional do paciente.
A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), que administra o HSJ, foi a primeira instituição de saúde da América Latina a aderir ao movimento, que hoje está enraizado na rotina diária dos profissionais de diversos hospitais espalhados pelo Brasil. Comemorações de aniversário e visitas mais extensas de familiares são mais um exemplo dessas ações. Esses momentos de confraternização fazem com que os próprios colaboradores do Hospital São José se sintam realizados, como conta Juliana Araújo, supervisora do Pronto Atendimento do HSJ. "A paciente Vanessa Quinteiro foi levada à Emergência no dia em que completaria 39 anos. Ela estava triste, pois à noite deveria comemorar o aniversário, mas a tristeza se transformou em alegria quando viu a família chegando para uma comemoração surpresa", lembra Juliana.
Mas a campanha não consiste apenas em satisfazer desejos dos pacientes. Para Daniela Menezes, gerente regional de Qualidade e Segurança do Paciente da ACSC, o movimento traduz um desejo genuíno de conhecer o que é importante para cada pessoa atendida. "Esse simples diálogo faz com que o profissional de saúde se aprofunde na compreensão do indivíduo, conheça o paciente para além da doença e possa prestar um cuidado baseado nos valores de cada um", explica. Segundo Renata Corrêa Gomes, coordenadora de Enfermagem do HSJ, a campanha permite que os médicos coloquem em prática o cuidado integral centrado na pessoa. "A junção da ciência com o amor pode tornar a experiência do paciente um pouco melhor, reduzindo o sofrimento de quem não escolheu estar em um leito de hospital", afirma.
E essa mobilização envolve todos os profissionais de um hospital. Quando pacientes desejam comer algum alimento que não faça parte da dieta prescrita, por exemplo, os nutricionistas entram em ação, avaliando a possibilidade e, com apoio de outros membros do Serviço de Nutrição e Dietética, fornecendo a refeição. "Para o paciente Degair de Rezende, que voltava ao hospital frequentemente para internações, importava comer arroz, feijão, bife e salada. Apesar das limitações, conseguimos, junto à enfermagem, realizar o desejo dele", comentou Eliane Pimentel, nutricionista do Hospital São José.

Sobre o Hospital São José
Fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 2 de janeiro de 1962, o Hospital São José cuida da saúde da comunidade de Teresópolis e toda a região serrana do Rio de Janeiro, aliando qualidade técnica a um atendimento humanizado na prestação de serviços. A Instituição atende cerca de 18 mil pessoas por mês, entre pacientes particulares, provenientes de convênios ou do Sistema Único de Saúde (SUS), que procuram o Pronto Atendimento 24 horas da unidade ou as consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. O HSJ também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Destacam-se ainda os dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo sete para convênios e particulares e 13 exclusivamente para pacientes do SUS, além de outros 108 leitos de internação. O Centro Cirúrgico do Hospital é amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, e realiza, em média, 450 cirurgias por mês.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE