Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José se destaca com ações para prevenção de infecções

Rotina de trabalho tem uma série de ações envolvendo colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes

Segurança do paciente é prioridade no HSJ – Hospital São José. E para garanti-la, a equipe realiza em sua rotina de trabalho uma série de ações envolvendo colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes para prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAs). A principal medida é simples, fundamental para evitar a transmissão de germes e já é incorporada no dia a dia do HSJ: a higienização das mãos, orientada constantemente para colaboradores e todos aqueles que circulam pelo Hospital. Para facilitá-la, dispensadores de álcool em gel são disponibilizados em toda a unidade hospitalar e controles de consumo do produto são feitos rigorosamente, de modo a visualizar se estão sendo efetivamente utilizados.
“É preciso concentrar esforços diariamente para oferecermos um cuidado cada vez mais seguro aos nossos pacientes”, afirmou Dra. Daniela Menezes, Gerente Médica Regional de Qualidade e Segurança do Paciente, que atua em diversas frentes de trabalho no que tange ao assunto. Uma delas é o projeto para redução de IRAS em UTIs. As equipes trabalham diariamente com estratégias para aumentar a adesão à pacotes de medidas (bundles) que funcionam como barreiras contra infecções.
A prevenção de infecções também é uma constante nos demais setores do HSJ. O Centro Cirúrgico, por exemplo, passa por controles de infecção rigorosos e procedimentos bem definidos para higienização e esterilização de materiais. “Existe, ainda, um preparo do paciente antes de entrar no Centro Cirúrgico: banho com antisséptico, verificação de itens de segurança e administração de antibiótico antes do procedimento (caso seja necessário)”, explica Simone Amorim, Supervisora do Serviço de Controle de Infeção Hospitalar (SCIH). “Outras ações incluem orientação e treinamento de colaboradores, visitantes e acompanhantes sobre os tipos de precaução recomendados em casos específicos, capacitação  das equipes da higienização, entre outros”, completou.
Todos esses cuidados fazem parte do DNA Hospital São José. “As Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS) são um desafio para hospitais em todo o mundo. A população de Teresópolis e Região pode confiar plenamente em nossos cuidados. Nosso controle de infecções tem como foco principal a vida de nossos pacientes e equipes, que para a gente é extremamente importante”, declarou Daniela Weber, Diretora Executiva. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

Assessora demitida vai à Justiça por reparação de danos morais

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE