Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José realiza workshop sobre “Navegação de Pacientes”

Programa tem a missão de reduzir desigualdades para pessoas com câncer de baixa renda

Nos meses de outubro e novembro, em que são celebrados os meses de conscientização e prevenção do câncer em mulheres e homens, respectivamente, o Hospital São José, de Teresópolis, realizou workshops sobre o tema “Navegação de Pacientes”. O evento foi realizado no auditório do Hospital, seguindo todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde, e contou com a presença da subsecretária de Saúde do município, Edneia Martuchelli, e do vice-prefeito Ari Boulanger, que participaram ativamente da proposta desse trabalho.
O conceito de navegação de pacientes foi criado em 1990, pela American Cancer Society, com a missão de reduzir desigualdades para pessoas com câncer de baixa renda. Estudos evidenciaram que comunidades de baixa renda enfrentam barreiras significativas quando precisam buscar diagnóstico e tratamento do câncer. Geralmente são diagnosticadas tardiamente, e, por isso, apresentam baixa taxa de recuperação.
De acordo com o Dr. Carlos Frederico, Mastologista do HSJ, "o objetivo da navegação de pacientes é fornecer auxílio gratuito a pacientes com câncer que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o processo da doença, desde o diagnóstico e ao longo do tratamento. A ideia é que os navegadores clínicos sejam facilitadores, reduzindo as inúmeras barreiras impostas cotidianamente a esses pacientes e seus familiares".
O workshop, que foi comandado pelo mastologista e abordou temas como modelos de navegação de pacientes, câncer de mama no Brasil e no mundo e a importância do navegador de pacientes, trará desdobramentos positivos para a cidade e para região. "Oferecer este tipo de serviço, além de resolver os problemas dos pacientes de forma colaborativa, mostra que estamos nos preocupando com o paciente antes mesmo de ele chegar aqui. O intuito é facilitar o seu acesso ao diagnóstico e ao tratamento no tempo adequado para consequentemente ter um desfecho positivo", complementa ele.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo do Estado vai contratar 4.700 professores temporários para reforço imediato

A cidadã Madalena da Ponte Rucker

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Veículos apreendidos: visitação do leilão será na próxima semana

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE