Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José realiza Semana da Qualidade e Segurança do Paciente

Troca de experiências entre colaboradores também foi abordada pelo hospital

A qualidade começa em você: Esse foi o tema da 4ª Semana da Qualidade e Segurança do Paciente do HSJ – Hospital São José, RJ, promovida entre os dias 20 e 22 de dezembro, que com diversas atividades despertou a consciência dos colaboradores para o assunto.       “Precisamos focar na segurança dos pacientes para realizarmos a assistência com qualidade. Esse é um trabalho não só daqueles que lidam diretamente com os pacientes, mas de todos os colaboradores, e que tem sido realizado de forma árdua e contínua”, destacou a Diretora Executiva Cristina Heringer na abertura da Semana.   

O Gerente Regional de Gestão de Pessoas, Henrique Saeta, foi responsável por ministrar a primeira atividade do evento – “Envolvimento Total”, que ressaltou a importância do bem estar dos colaboradores para a execução adequada de suas tarefas. Por meio de dinâmicas, Henrique estimulou os participantes a pensarem na sua saúde física e mental e seus propósitos de vida, por exemplo. “Ao fazer o seu trabalho você precisa se conectar ao seu propósito”, destacou. 

“Somos gente que cuida de gente. Precisamos estar bem conosco e com os demais em prol dos pacientes.” – Drª. Daniela Menezes, Gerente Regional de Qualidade e Segurança do Paciente;

A troca de experiências entre colaboradores também foi abordada na Semana. Mainara Pereira, Coordenadora de Qualidade do HSJ, explicou o projeto que oportunizou aos profissionais atuarem em diferentes áreas do Hospital, acompanhados por membros das equipes. “A ação possibilita que um colaborador some ao trabalho do outro. O Hospital é uma rede, os pacientes passam por diversos setores. Por isso, precisamos nos colocar no lugar do outro”, apontou Mainara. Profissionais que passaram pela experiência enriqueceram o debate com seus relatos.

“Consegui perceber o quanto somos importantes para a segurança do paciente. Unidos conseguimos realizar um bom trabalho, ainda mais se estivermos bem conosco. Achei a troca de setores muito interessante, pois os colaboradores conseguem enxergar o todo.” – Giovana Inácio da Silva, Técnica de Segurança.

O Minicurso de Ciência da Melhoria, promovido no dia 21, apresentou metodologia para aprimoramento de processos, com ferramentas para avaliar as necessidades, definir objetivos e estratégias, medir e analisar resultados, entre outros pontos. “Nem toda mudança gera melhoria. Mas para acontecer a melhoria é necessária a mudança”, ressaltou Drª. Daniela. 
Encerrando a Semana, a Sessão de Cinema com o filme “Sully: o herói do Rio Hudson” trouxe à tona a discussão sobre a importância da preocupação com a vida do próximo. A obra relata a história do Capitão Chesley "Sully" Sullenberger, que conseguiu pousar um avião em pane no rio Hudson (Nova Iorque) e salvou a vida de 150 passageiros. 

“Às vezes passamos por situações críticas e precisamos ter profissionalismo, seguindo protocolos e trabalhando em equipe, por exemplo”, disse Dr. João Maria Ferreira (Diretor Técnico) durante debate, relacionando o assunto ao filme. “O que mais chamou minha atenção foi o fato do Sully não descansar até ter notícias sobre a quantidade de passageiros resgatados. É assim que devemos agir quando se trata da vida do paciente”, completou Paulo Bastides, Gerente de Enfermagem.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Morreu aos 81 anos a ex-vereadora Madalena Rucker

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE