Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José investe em tecnologia na área de oftalmologia

Cirurgias de doenças oculares são realizadas com equipamento de ponta em Teresópolis

Paola Oliveira 

O Hospital São José vem investindo fortemente na modernidade dos maquinários para oferecer o melhor tratamento aos pacientes, se preocupando com o bem-estar, conforto e satisfação de todos que precisam dos serviços da unidade. O HSJ é conhecido por ser um centro especializado em tratamentos oncológicos, mas vem se destacando também por ser desenvolvido tecnologicamente com capacidade para realizar cirurgias oftalmológicas, como as de catarata, utilizando equipamentos de última geração e tecnologia de ponta."Hoje somos um grupo de cinco especialistas da oftalmologia e atuamos em todas as áreas, como estrabismo, vias lacrimais, pálpebra,  catarata,   glaucoma, retina. Hoje o Hospital São José está totalmente equipado a nível oftalmológico, do ponto de vista técnico e humano, para atuar em todas as áreas da oftalmologia", explica o Médico Oftalmologista do Hospital São José, João Maria Ferreira. 
O tratamento oftalmológico oferecido aos pacientes, que tem início na parte ambulatorial do hospital, parte da realização de exames básicos para identificação de doenças oculares, para então, iniciar a intervenção médica. Quando existem casos mais graves, em que os pacientes precisam se submeterem ao procedimento cirúrgico, eles recebem um acompanhamento profissional para a preparação da cirurgia. "Nós temos tentado desenvolver o serviço em todos os sentidos, primeiro no sentido profissional, sentido médico, enfermagem, técnicas, para que nós possamos oferecer um bom atendimento pós operatório e não só na própria consulta de rotina dentro do ambulatório", conta o Médico.  

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Devido ao grande investimento, o Hospital São José recebe pacientes para tratamentos oftalmológicos vindos de toda a região, atendendo tanto os pacientes particulares e de convênios quanto os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que são a sua maioria. "Nosso atendimento atende majoritariamente o Sistema Único de Saúde, hoje um paciente que necessita de qualquer procedimento, qualquer consulta, basta ir ao seu centro de saúde e pedir um encaminhamento para o Hospital São José. Em mais ou menos entre 30 a 35 dias nós damos a resposta a esse pedido. Hoje o paciente que chegar com uma catarata na secretaria de Saúde precisando de uma cirurgia, entre 30 a 60 dias ele está sendo operado. É praticamente imediata", explica o Dr. João. "Além disso somos retaguarda da UPA. Todos os processos ou tratamentos de urgência que necessitarem, a própria UPA manda para o nosso serviço que assume o tratamento do paciente totalmente grátis”, conclui.

Doenças oculares
As doenças oculares são problemas oftalmológicos provocados por inúmeros fatores, desde causas genéticas até hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazo, podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.  Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, sendo que  60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados. De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum grau de dificuldade visual.
A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Ela é a responsável por 85% das informações processadas no cérebro. Por isso, merece cuidado e atenção. É fundamental para a saúde dos olhos, está inteirado das doenças que podem prejudicar parcialmente ou totalmente a visão.  O médico oftalmologista ainda alerta para os cuidados que devem ser tomados durante o dia a dia. "Não coçar os olhos, não usar lenço de pano, sempre lenço de papel e descartável, usou joga fora. Você não pode limpar o nariz e limpar o olho com o mesmo lenço. Porque se não você leva todo tipo de bactéria para dentro dos olhos”, destaca.
O especialista aproveita para acalmar os usuários de smartphone. “Pode usar o celular até oito horas, a cada duas horas fazer intervalo de cinco a dez minutos". Ele finaliza dando um conselho aos jovens adultos. "O ideal seria uma pessoa, a partir dos 30 anos de idade fazer uma consulta oftalmológica, mesmo que não sinta nada, uma vez ao ano”.  

 

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE