Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José inaugura novo setor de Oncologia

Importante atendimento é ampliado na área do prédio principal da unidade

Marcello Medeiros

Nesta segunda-feira (28), o Hospital São José (HSJ) inaugurou oficialmente o setor de Oncologia no principal complexo hospitalar da unidade. Com isso, os profissionais e os pacientes têm agora maior comodidade de acesso na emergência e a outros exames e serviços da Instituição. A nova área conta com um setor de Terapia Infusional, que além dos consultórios, recepção e estrutura necessária para a rotina das equipes, agora tem 16 leitos para fornecer aos pacientes tratamento medicamentoso por via endovenosa, subcutânea ou intramuscular, tanto para pacientes oncológicos quanto para portadores de outras patologias.
Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, recepcionistas e equipes de limpeza e infraestrutura do HSJ estiveram presentes no evento de ontem e realizaram um tour pela estrutura, que ocupa todo o segundo andar do prédio principal do Hospital. O novo setor também foi abençoado e motivo de orações da Irmã Ana Maria e do Frei Edcarlos Hoffman, que enviaram boas energias ao espaço e aos futuros pacientes que serão atendidos ali.
“Uma das conquistas mais importantes desse novo espaço é a inclusão de um banheiro para pacientes ostomizados”, afirma a Diretora Executiva do Hospital São José, Daniela Weber. “Sabemos das dificuldades que esses pacientes têm para higienizarem as bolsas coletoras em banheiros comuns. Por isso, alinhado ao nosso tratamento humanizado, construímos um ambiente totalmente adaptado para melhor atender os nossos clientes”, conclui.
A Diretora Técnica da Instituição, Dra. Renata Soares, ressalta os ganhos de integrar o setor de Oncologia ao complexo principal do HSJ. “Esse prédio conta com Pronto Atendimento, Internação, Centro Cirúrgico, CTI e exames. Por isso, quando trazemos a Oncologia para esse espaço, integramos ainda mais os pacientes aos nossos serviços, oferecendo mais facilidade de acesso, atendimento ágil e segurança”, lembra.
Os serviços do Hospital São José, administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), são referência no tratamento contra o câncer no Rio de Janeiro, realizando cerca de 1.900 atendimentos por mês. As instalações garantem qualidade no tratamento quimioterápico e nas consultas. Além disso, os profissionais médicos são capacitados para tratamento da dor oncológica e controle dos sintomas durante todo o tratamento. O acolhimento da equipe auxilia no bem-estar dos pacientes, que têm acesso a suporte psicológico para trabalhar a autoestima e conforto emocional.

“Reconstrução da autoestima”
Na mesma semana que o novo setor de Oncologia foi inaugurado, as pacientes que enfrentaram ou ainda enfrentam a luta contra o câncer de mama receberam mais uma boa notícia. O Hospital São José iniciou parceria com o Terê Ink Tattoo (Várzea Shopping, Loja 20) para auxiliar na recuperação da autoestima das mulheres que passam por mastectomia: A recuperação da aréola e do mamilo através da tatuagem, um trabalho artístico muito mais rápido e prático do que através de procedimentos cirúrgicos. “Essa parceria começou depois que vim fazer com uma tatuagem com o Lezo e comentei que trabalhava no HSJ e tratava com pacientes que fazem mastectomia. Ele falou do desejo realizar esse atendimento e surgiu essa parceria para atender as pacientes de Teresópolis, já que para elas é muito importante. A gente vinha observando que algumas pacientes passavam por cirurgias e cansavam de passar por tantas até chegar aréola, sendo então a tatuagem muito mais rápida e prática. Isso é muito importante para contribuir com essa nova fase, para ajudar a recuperar a autoestima das nossas pacientes”, relata a Supervisora de Enfermagem do HSJ, Alexandra Gallindo.
Para o artista Lezo Gaspar, esse tipo de trabalho tem um significado ainda maior do que as verdadeiras obras de arte que já realizou em centenas de clientes e que o fizeram ser reconhecido com um dos melhores tatuadores de Teresópolis. “É uma tatuagem rápida, pequena, mas que tem um peso que não tem como descrever. É um sentimento que consigo trazer para a pessoa, de tornar ela mulher novamente após o processo que passou, que foi doloroso, sofrido… Agora trazer um momento de felicidade não tem preço, é maravilhoso. Fazer tatuagem já é bom, com esse sentimento e valor fica melhor ainda”, enfatiza.

A primeira paciente do HSJ a passar pelo procedimento artístico foi Ana Claudia Leal, que fez a mastectomia em 2010 e, desde então, sentia que faltava algo para continuar sua vida

A primeira paciente do HSJ a passar pelo procedimento artístico foi Ana Claudia Leal, que fez a mastectomia em 2010 e, desde então, sentia que faltava algo para continuar sua vida – mesmo diante da importante vitória na difícil luta contra o câncer. “É muito importante fazer. A doença passou, fiz a reconstrução do seio, mas sempre faltava alguma coisa. É olhar no espelho e não se ver por inteiro. Com a tatuagem do mamilo, quando olhei, me vi lá trás, antes de fazer a mastectomia. Me sinto inteira, por isso acho que as pessoas têm que buscar qualidade de vida, estar sempre bem, com a gente, com o dia a dia. Estou me sentindo novamente inteira, é difícil descrever o tamanho da emoção… É a última etapa… É olhar no espelho e enxergar que a doença ficou para trás, que estou inteira”, frisa.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE