Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Hospital São José é destaque em políticas de Segurança do Paciente

Unidade de Saúde adota práticas e protocolos baseados em pesquisas internacionais e enaltece engajamento da equipe profissional em prol dos resultados positivos

Anderson Duarte

Quando o assunto é a gestão da qualidade na assistência à saúde e a segurança do paciente, o Hospital São José de Teresópolis é destaque inquestionável em toda nossa região. Com diversas inovações e procedimentos, adoção de práticas pensadas para tornar o convívio e a permanência dos profissionais, pacientes e acompanhantes dentro do ambiente hospitalar mais salutar e eficiente, a unidade recebeu ao longo dos últimos anos muitos reconhecimentos deste investimento, mas ainda pensa em continuar implantando inovações. O Jornal Diário na TV recebeu esta semana a Gerente médica regional de qualidade e segurança do paciente do HSJ, Doutora Daniela Menezes, e o Infectologista Marco Liserre, para um bate-papo sobre o importante segmento dentro da administração da unidade, assim como os destaques e reconhecimentos dados ao São José nos últimos anos.
“A segurança do paciente é uma das nossas maiores preocupações no que diz respeito a qualidade dos serviços prestados na unidade. Esta segurança está diretamente ligada, segundo nossa visão, as necessidades e expectativas dos usuários desses serviços, assim como seus familiares, sem dispensar também o cuidado e preocupação com os profissionais. Um serviço de saúde só pode ser de qualidade se os riscos de dano ao paciente forem reduzidos e controlados e nós temos muito orgulho de todo o engajamento da equipe do Hospital em todo esse processo. Nosso olhar se voltou aos profissionais da ponta, ou seja, aqueles que estão em contato direto com os pacientes e nossos bons resultados estão diretamente ligados ao empenho deles”, enfatiza Doutora Daniela, que também enaltece a dificuldade de se manter o foco contínuo neste controle.
O médico Infectologista Marco Liserre, que sempre participa do Jornal Diário na TV com dicas e informações importantes para nossa população, também fez questão de enaltecer a participação dos profissionais da unidade, em especial da Enfermagem, mas também ressaltou a dificuldade e complexidade do setor. “Todas as atividades em prol da qualidade no ambiente hospitalar são complexas, ou seja, podem focar o monitoramento de aspectos que envolvem a segurança, a reação aos eventuais problemas e a solução destes problemas identificados por meio do controle e o planejamento da segurança. Isso se dá através de sistemática de boas práticas de segurança entre os profissionais, e também entre os pacientes, aliás, hoje temos cada vez mais a consciência por parte deste paciente destas práticas e sua obrigatoriedade. Todos estão muito mais informados e até mais comprometidos com sua própria saúde. São protocolos e procedimentos que visam a diminuição de riscos inerentes ao processo do cuidado, garantindo que o paciente seja destinado ao procedimento proposto, no qual, seja  o paciente correto, recebendo o serviço certo, no local e maneira ideal”, explica o médico.
“Por mais que a instituição de saúde tenha a cultura de segurança do paciente, a direção desse serviço sozinha não consegue conduzir as ações necessárias para garantir a eficácia da qualidade nos serviços da saúde, por isso temos que reconhecer o engajamento dos profissionais, até porque, mesmo com todos esses cuidados temos fatores humanos associados ao ambiente de trabalho e ao paciente que contribuem diretamente para a falta de segurança e qualidade na assistência à saúde. Assim, e em ritmo imparável, seguimos com o controle das práticas e procedimentos e pensando e pesquisando muito para que a rede, e nossa Casa, como o Hospital São José é tratado pela Congregação, como uma de suas casas, seja também segura e eficiente”, enaltece Doutora Daniela.

– Uma história de dedicação a Teresópolis 

O Hospital São José foi doado às Irmãs da Congregação de Santa Catarina em 18 de março de 1961. Naquela época, funcionava no local a Associação São José, que prestava assistências social e religiosa aos pacientes da região. A partir de então, as Irmãs se empenharam na construção, organização e aquisição de equipamentos do futuro Hospital, que foi inaugurado em 2 de janeiro de 1962. Desde sua fundação, o HSJ cuida da saúde da comunidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro. Através da qualidade técnica aliada ao atendimento humanizado na prestação de serviços, o HSJ é uma das grandes referências de instituição hospitalar na região serrana.
Disponibiliza aos pacientes consultas ambulatoriais em consultórios amplos e confortáveis, com equipamentos adequados a cada tipo de especialidade atendida. Também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) e Laboratório, pelos quais os clientes têm acesso a ampla gama de exames por métodos gráficos, diagnósticos por imagem e procedimentos terapêuticos. Possui um Centro de Oncologia que é considerado referência no tratamento contra o câncer de mama em âmbito estadual. Uma equipe altamente especializada de oncologistas clínicos e cirurgiões, mastologistas, hematologistas e ginecologistas cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicóloga, farmacêuticos e assistentes sociais desenvolve um trabalho voltado para tratar cada caso com total dedicação, atendendo com amor e carinho.
Destaca-se ainda pelos dois Centros de Terapia Intensiva (CTI), os quais contam com 20 leitos, sendo 7 para convênios e particulares – CTI I – e outros 13 exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) – CTI II. Além disso, possui mais 108 leitos de internação, também atendendo aos pacientes particulares, provenientes de convênios e SUS. Possui serviço de Pronto Atendimento 24 horas para pacientes de convênios e particulares, disponibilizando médicos especialistas em Clínica Geral, Pediatria e Ortopedia. O setor inovou com o serviço de médico internista, que cuida da internação dos pacientes quando necessário e oferece todo o suporte aos pacientes nos andares. O HSJ disponibiliza para seus clientes um moderno Centro Cirúrgico, totalmente dedicado à manutenção da vida. Amplamente equipado e preparado para diversos tipos de procedimentos, incluindo alguns de alta complexidade, o Centro Cirúrgico do HSJ possui 07 salas com Fluxo Laminar – controle de infecção que mantém o campo cirúrgico 100% estéril e realiza, em média, 400 cirurgias por mês.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Detran.rj alerta sobre falsa notificação de infração de trânsito por e-mail

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

Em dois meses, 17 casos de estupro em Teresópolis

Ministério da Saúde começa a registrar aumento da cobertura vacinal

Secretaria de Saúde detecta aumento do número de casos de bronquiolite

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE